eventos e notícias

Preservação das abelhas para a salvação do planeta Em destaque
Fotos: Colégio Dom Bosco Americana (SP)

O Colégio Dom Bosco, em Americana, interior de São Paulo, é uma das muitas instituições de ensino que fazem parte da Don Bosco Green Alliance (Aliança Verde Dom Bosco), uma iniciativa salesiana internacional de promoção da sustentabilidade no mundo. Nesse contexto, os alunos salesianos de Americana criaram um grande projeto para a preservação de abelhas, uma vez que compreenderam a importância desses insetos e a interdependência entre as demais espécies, incluindo a espécie humanos. Os alunos, vendo a necessidade de preservação das abelhas, ameaçadas de extinção pelo modo de vida atual da humanidade, decidiram criar e manter um projeto a longo prazo de proteção e criação de meliponários (coleção de colmeias).

 

A proposta surgiu a partir da observação da natureza local e da percepção da existência de enxames perdidos. Notou-se que, no Colégio, as abelhas fazem suas colmeias em pilares, muros, canos e painéis de energia elétrica. Foi então que se perguntaram como poderiam ajudar as abelhas com “casas mais apropriadas” e descobriram a “meliponicultura” – criação de abelhas sem ferrão em ambientes urbanos – como uma das formas de preservar algumas espécies de abelhas.

 

Com a descoberta de que o meliponário urbano é eficiente na preservação da espécie, iniciou-se o trabalho que contempla a grade curricular do segundo ano do ensino fundamental formada, também, por estudos de setores da economia, habitats e tipos de seres vivos.

 

 PROATIVISMO 

 

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, foi possível dar continuidade às ações, uma vez que os alunos Théo Cardoso Lusvordes, do 6º ano do Ensino Fundamental II, e Pedro Henrique Buzinaro, do 2º ano do Ensino Médio, que já possuíam pequenos meliponários em suas residências, aceitaram colaborar com as pesquisas.

 

No dia 21 de junho, os estudantes Théo e Pedro, acompanhados de suas mães, Vania Buzinaro e Mariana Lusvordes, levaram ao Colégio algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a Jataí e a Mandaçaia. O encontro proporcionou uma troca de aprendizagem e conscientização sobre a preservação das abelhas para o ciclo da cadeia alimentar.

 

 PROJETO PREMIADO 

 

Em dezembro de 2021, o projeto “Vamos Polinizar Essa Ideia?”, do Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana (SP) foi reconhecido na premiação global Rainforest Kids Challenge por este trabalho de proteção das abelhas que constituem uma parte muito importante no balanceamento da cadeia alimentar e da vida no planeta Terra.

 

 SEGMENTO DO PROJETO 

 

Dando continuidade ao projeto, no dia 29 de abril, o Colégio Salesiano Dom Bosco recebeu 5 colmeias de abelhas sem ferrão. Para o ato da entrega, foi inaugurado a "Vila do Mel Mamãe Margarida". Além de todo o trabalho de preservação da espécie, o Colégio ensina a importância da preservação do meio ambiente, de se contribuir para o equilíbrio através da polinização local e ainda com o privilégio de ser moradia destes importantes insetos tão necessários à natureza. O próximo passo é fazer com que cada turma da unidade possa conhecer um pouco mais do trabalho diário das abelhas.

 

    

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Dom Bosco Americana (SP)