eventos e notícias

Escolas Salesianas são Premiadas no Desafio Criativos da Escola Em destaque
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (10), no canal oficial do Criativos da Escola no YouTube, aconteceu a Conferência Be The Change 2021: protagonismo de estudantes pelo mundo. Com a participação da fundadora do Design for Change, Kiran Bir Sethi, o evento celebrou o engajamento e a ação transformadora de estudantes de 28 países, dentre eles, representando o Brasil, o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Lins (SP); e Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Campos dos Goytacazes (RJ), foram premiados por seus projetos em apoio às comunidades locais; tendo ainda o Instituto Salesiano Dom Bosco, de Americana (SP), recebido uma menção honrosa pelo projeto “Vamos Polinizar essa Ideia?”.

 

No Desafio Criativos da Escola 2021, estudantes e educadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram convidados a inscrever projetos de impacto social, concorrendo a prêmios no valor de R$ 2 mil para investirem em seus projetos. As equipes vencedoras também foram nomeadas como Embaixadoras Criativos da Escola. 

 

 Conheça os Projetos Premiados 

 

Projeto: Caridade ou solidariedade?

Instituição: Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, Lins (SP)

 

Sensibilizados com a falta de acessibilidade na comunicação destinada às pessoas sem fala ou escrita funcional, estudantes decidiram produzir placas denominadas de Comunicação Suplementar Alternativa. Com elas em mãos, o grupo espalhou os comunicados em estabelecimentos da cidade.

 

 

                                                                                

 

 

 

Projeto: Lápis ecológico

Instituição: Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, Campos dos Goytacazes (RJ)

 

Com muita paixão e envolvimento, estudantes do ensino fundamental I desenvolveram um lápis a partir dos resíduos gerados pelo uso de outros lápis. Em um de seus lados, ao invés de uma borracha, esses protótipos carregam uma semente da crotalária, planta utilizada no combate à dengue. Ao ficar com um tamanho reduzido, esse lápis ecológico pode ser plantado junto com a semente e gerar, além de uma nova planta, uma maior consciência contra a doença.

 

 

 

   

 Conheça o Projeto da Menção Honrosa 

 


Projeto: Vamos Polinizar Essa Ideia?

Instituição: Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana (SP)


O Projeto foi reconhecido na premiação global Rainforest Kids Challenge e trata-se de uma ação em proteção às abelhas por meio do meliponário urbano para apoiar a preservação da espécie, que constitui uma parte muito importante no balanceamento da cadeia alimentar e da vida no planeta Terra.

Conheça todos os detalhes clicando aqui.

 


 Como Tudo Começou 

 

No início de 2019, a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) convidou as Comunidades Educativo-Pastorais para participar do Projeto “Eu Posso”, que visa responder ao desafio de criar ações concretas de mudança social, de forma que, crianças, adolescentes e jovens possam ser protagonistas neste processo, utilizando a metodologia Design for Change. No Brasil, por meio do Instituto Alana, o Projeto Criativos da Escola lançando um “Desafio” a cada ano. Desde então, muitas escolas têm participado com projetos de grande relevância para suas comunidades.

 

Por RSB-Comunicação