eventos e notícias

Revista de Educação ANEC aborda Escola Salesiana na América Em destaque
Foto: Arquivo da Ir. Ivone Goulart Lopes

A edição nº 163 da Revista de Educação ANEC traz um tema muito relevante ao cenário atual: "Educação, Educação Católica e Complexidade do Ser e do Estar na Adolescência e Juventude". Dentre os artigos presentes nesta edição, destaca-se o escrito pela Ir. Ivone Goulart Lopes (FMA) com o tema: “Rememorar nossa identidade carismática: criação de uma rede educativa salesiana na América”.

 

Abaixo, conheça um trecho do artigo escrito pela Ir. Ivone:

 

O modelo educativo salesiano está circunscrito em “conformidade com o método do Sistema Preventivo Salesiano, com a educação integral, com a aprendizagem contínua e processual e ainda com as metodologias ativas nos processos formativos” (REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS, 2018a, p.  43).  A Escola Salesiana na América (ESA) se enriqueceu e fortaleceu nos últimos 27 anos com as instituições e opções carismáticas dos distintos grupos da Família Salesiana (Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Filhas do Divino Salvador, Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e as Damas Salesianas), que dão vida a 900 escolas e gerenciam mais de 200 centros de formação profissional e centros de capacitação. A ESA também consolidou a tradição educativa salesiana, a leitura da realidade de cada país e a geração de respostas novas às necessidades educativas.

 

As comunidades educativo-pastorais salesianas, constituídas por escolas e centros de formação profissional, presentes no continente americano, estão organizadas em quatro regiões:

 

•  Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC/FMA); Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC/FMA); Mesoamérica (SDB) - HDS (Filhas do Divino Salvador):  Canadá, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República Dominicana e Estados Unidos da América.

 

• Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB/FMA) - Andina (SDB) - HH.SS.CC (Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria) - HDS (Filhas do Divino Salvador): Bolívia, Equador, Colômbia, Peru e Venezuela.

 

• Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB/FMA) e Conferência Interinspetorial dos Salesianos Brasil (CISBRASIL/SDB) - (RSB-Escolas/FMA e SDB): Brasil.

 

• Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL/FMA) - Cone Sul (SDB): Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

 

Desenvolvem a missão no Canadá, nos Estados Unidos e em todos os países da América Latina, com uma presença educativa que abrange 900 escolas e mais de 200 centros de formação profissional, atendendo milhares de estudantes, com um grande número de educadores, colaboradores, religiosos e leigos.

 

A realidade viva da Escola Salesiana na América, com seus respectivos encontros, políticas, linhas de ação e indicadores, tem sido uma fonte de inspiração e estímulo às escolas salesianas no continente, incentivando a criação de grandes convergências nas reuniões regionais, inspetoriais e locais por meio do site: http://www.escuelasalesianaamerica.org.

 

Em um tempo marcado por desafios e pandemia, mas também por fortes motivos de esperança, emerge na Escola Salesiana na América um grande potencial de adaptação, de criatividade, de ousadia, uma clara e apaixonada certeza de que “o carisma educativo de Dom Bosco e de Maria Domingas Mazzarello pode, ainda hoje, ser resposta à busca de sentido das/dos jovens” 

(INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA, 2005, p. 4).

 

Confira o artigo completo da Ir. Ivone Goulart Lopes na Revista de Educação ANEC (página 191), clicando aqui.

 

Fonte: Revista de Educação ANEC, edição nº 163