eventos e notícias

Chega ao fim o XIX ENARSE e XII ENEL Em destaque
Foto: Divulgação

O último dia do XIX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas e XII Encontro dos Ecônomos Locais (XIX ENARSE e XII ENEL) trouxe um foco especial para as produções, implementações e ações da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas). Neste dia, a oração inicial ficou por conta dos Referentes Nacionais da Pastoral Juvenil, Ir. Vânia Ojeda e Pe. Wagner Galvão.

 

A primeira apresentação do dia foi da equipe de Comunicação da RSB que, na ocasião, foi representada pela Analista de Comunicação da sede nacional salesiana, Janaína Carlos de Lima, a qual trouxe todo o percurso de criação da Campanha de Matrículas para a RSB-Escolas, além de alguns dados do alcance da nova Campanha de Matrículas no contexto digital até o momento. Janaína ainda pontuou a importância da adesão às Campanhas propostas pela RSB, além de trazer alguns exemplos das escolas salesianas que aderiram à esta nova Campanha especificamente.

 

  

 

A segunda apresentação do dia foi protagonizada pela Coordenadora Editorial da Editora Edebê Brasil, Giovanna dos Santos Farago, para apresentar toda a produção que está sendo realizada pela Editora para as escolas salesianas de todo o Brasil. Giovanna traz os materiais destinados aos seguimentos do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e também de literatura que já estarão disponíveis a partir de 2022.

 

Após o intervalo, a Diretoria Executiva da RSB-Escolas, composta pela Ir. Adair Aparecida Sberga e da Ana Paula Costa e Silvia, trouxe um momento de apresentação das ações da RSB-Escolas e seus dados consolidados, trazendo a participação e representação da RSB-Escolas no Escola Salesiana da América (ESA), no Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), além de representações no MEC, INEP, CNE, CNBB e CRB, e colaboração na produção de Políticas Institucionais e serviços institucionais internos, dentre outros.

 

  

 

Logo em seguida, a apresentação foi protagonizada pela Diretora da Faculdade de Educação da Universidad Diego Portales, em Santiago no Chile, Prof.ª Dr.ª Paula Louzano, que trouxe o tema “Parâmetros Institucionais para a Qualidade Educacional”, colocando a importância do documento para as escolas salesianas do Brasil.

 

Continuando o evento, as Diretoras Executivas da Rede Salesiana Brasil de Escolas, juntamente com a Assessora Pedagógica, Maria Leoneide Rodrigues, trouxeram o tema “O Currículo da RSB-Escolas e seu processo de Implantação”, trazendo todo o processo de produção dos Currículos e todos os detalhes de implantação nas escolas salesianas do Brasil.

 

Para fechar o dia, o Inspetor Referente, Pe. Nivaldo Pessinatti, trouxe uma palavra de reflexão e agradecimento. “Nós estamos em um momento muito lindo desta construção, desse “tecimento” da Rede. A palavra Rede já leva isso, né?! Um trabalho em conjunto. [...] Ficamos muito felizes de pertencer a este vasto movimento educativo que tem se materializado em tantas propostas, em tantos elementos, em tantas matérias concretas, podemos dizer assim, para o bem da nossa Rede”, diz Pe. Pessinatti.

 

  

 

O XIX ENARSE e XII ENEL contou com 3 dias de evento totalmente on-line que reuniu, em cada dia, mais de 500 participantes das escolas salesianas do Brasil.

 

Confira todos os detalhes do 1º dia do evento clicando aqui e do 2º dia do evento clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação