eventos e notícias

Segundo dia do XIX ENARSE e XII ENEL Em destaque
Foto: Divulgação

O segundo dia do XIX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas e XII Encontro dos Ecônomos Locais (XIX ENARSE e XII ENEL) foi recheado de importantes informações sobre o futuro das escolas no contexto de pandemia e pós pandemia.

 

O evento que, assim como no ano anterior, acontece de forma totalmente on-line pela plataforma Zoom, teve início com uma fala da Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), Ana Paula Costa e Silva, na qual ela apresentou toda a programação do dia e ainda trouxe as orientações para as interações durante todo o evento. Em seguida, o Coordenador Inspetorial da Pastoral Juvenil, Pe. Sérgio Ramos de Souza, e sua equipe conduziram a oração inicial.

 

A primeira palestra do dia foi protagonizada por Frei Gilberto Gonçalves Garcia, que compõe o Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O momento teve como tema “O Ensino Religioso na BNCC e seus principais desafios na Educação Católica”. Na apresentação do palestrante, a também Diretora Executiva da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga, aponta a importância do tema e o porquê da escolha desta palestra para o Encontro deste ano. “Nós também trouxemos esta temática do Ensino Religioso, porque o tema está sendo bastante discutido atualmente na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e também na ANEC [...], hoje nós temos pais bastante fundamentalistas em nossas escolas, que muitas vezes querem um ensino religioso catequético e nós, diretores, coordenadores e pastoralistas, precisamos ter uma argumentação bastante alinhada para conversar com esses pais, para que possamos saber pontuar o porquê das nossas escolhas”, diz Ir. Adair.

 

    

 

“O Ensino Religioso se tornou nos tempos de hoje, principalmente nos dias de hoje, uma pauta política. Nós temos que entendê-lo a partir de uma pauta política. [...] Como que isso vai ter um impacto na prerrogativa do Ensino Religioso, o chamado Ensino Religioso de matrícula facultativa na escola pública, como está na Constituição? E como isso vem envolvendo o papel das lideranças da Igreja Católica hoje sobre o Ensino Religioso na escola confessional católica?”, pondera Frei Gilberto.

 

A segunda palestra do dia teve como tema o “Cenário Econômico no Pós-Pandemia: desafios e oportunidades para a Gestão Administrativo-Financeira e Pedagógico-Pastoral”, e foi protagonizada pela Professora e Economista já conhecida no âmbito salesiano, Patrícia Palermo. “Sempre enxergamos na economia oportunidades, mas também ameaças. E se a gente não enxergar essas ameaças e trata-las da maneira mais adequada, às vezes, a gente, tentando fazer algo bom pode acabar criando condições para construir um futuro que não seja aquilo que a gente quer de fato”, diz Patrícia.

 

 

 

A última palestra do dia foi protagonizada pelos coordenadores da Editora Edebê Brasil que trouxeram importantes direcionamentos sobre a área de Relacionamento, Vendas, Logística, Tecnologia e Inovação (T.I.). Para tanto, o momento contou com as contribuições da Coordenadora da Área de Relacionamentos, Tatiana Kelly Lima, a qual trouxe um pouco sobre as novidades para o relacionamento da Editora com as escolas e como tem sido feito esse canal de comunicação. O Coordenador da Área de Administração, Normando Ramos, e o Coordenador de T. I., Luiz Marcelo Galesso, também trouxeram suas contribuições para o evento sobre a plataforma Edebê e sobre os integradores que já estão feitos.

 

  

 

O período da manhã foi finalizado com uma fala dos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil, respectivamente, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Waldomiro Bronakowski.

 

 

 

Assim como no dia anterior, o período da tarde também contou com uma temática específica: “Vendas e Logística”, junto à equipe da Editora Edebê Brasil. Desta vez, o momento foi destinado apenas aos ecônomos e administradores Inspetoriais e locais.

 

O XIX ENARSE e XII ENEL ainda conta com mais um dia de encontro amanhã para refletir sobre os rumos da educação nacional.

 

Confira todos os detalhes do 1º dia do evento clicando aqui e do 3º dia do evento clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação