eventos e notícias

A gratidão em meio à pandemia Salesianidade
Foto: Colégio Salesiana Juvenal de Carvalho, Fortaleza (CE)

Após o Projeto Em Diálogo do Colégio Salesiano Juvenal de Carvalho, em Fortaleza (CE), que consiste basicamente em fortalecer a parceria entre escola, aluno e família por meio de diálogos sobre temáticas relacionadas às práticas educativas, a coordenadora pedagógica da instituição (e também ex-aluna), Cristiane Prado, recebeu uma mensagem de agradecimento da aluna Maria Clara Bertoldo Perdigão, do 8º ano:

 

“Oi, Cris! Hoje eu estava assistindo a live e eu quero dizer que a Equipe do Juvenal de Carvalho colocou tudo à vapor para que tudo o que estamos passando se tornasse algo bom e produtivo. Eu sou um exemplo disso, estou mais focada nas aulas, minhas notas melhoraram, estou muito mais organizada graças a vocês que nos ajudaram como alunos salesianos e que mostrássemos para o mundo de onde o nosso aprendizado veio. Estou falando isso para a equipe inteira (professores, coordenadores, diretora...) e falo com muito orgulho que vocês me ajudaram muito nos meus estudos em geral. Eu, como aluna, consigo falar que vocês me ajudaram a enfrentar a pandemia, fizeram tudo o que puderam, afinal, a nossa rotina mudou demais com tudo remoto, mas vocês me ajudaram e ajudaram vários alunos a possuir um desempenho mais forte durante esta pandemia que estamos passando. Bom, eu falo muito obrigada por terem se dedicado tanto para que pudéssemos ter o ensino mesmo que fosse à distância.”

 

 De onde surgiu a inspiração para a mensagem? 

 

Foi uma bela surpresa para a coordenadora que fez questão de compartilhar a mensagem com a equipe. A Diretora Institucional, Ir. Raquielle Cassemiro Pereira, comenta que o Projeto Em Diálogo, que contou com a participação da própria Maria Clara, serviu como plano de fundo para que a aluna se sentisse à vontade para compartilhar essa mensagem tão sincera. “Na ocasião, como estamos em contexto de pandemia, organizamos uma live interativa conduzida pelo Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) e pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicopedagógico (SOEP) do Colégio, com o título ‘Fortalecendo o itinerário de aprendizagem dos estudantes: dicas e orientações de estudo pessoal’. A Maria Clara Bertoldo, nossa aluna desde o Infantil V (2013), participou conosco através de um vídeo no qual apresentou sua rotina e deu dicas valiosas sobre organização e foco nos estudos. Então, o pano de fundo da motivação foi o Projeto Em Diálogo. E, como nossos estudantes têm abertura e proximidade com as coordenações, justamente por um acompanhamento personalizado que construímos no cotidiano escolar, a aluna se sentiu à vontade para manifestar essa mensagem.”

 

Maria Clara comenta que sente muita falta das amizades da escola, do contato físico, dos abraços, ir à sala de aula, brincar no recreio e, em especial, da coxinha da cantina do Seu Araújo. Quando perguntada sobre o que a motivou para enviar a mensagem, Maria Clara diz: “Decidi por gratidão a toda a equipe (diretora, coordenadores, professores e colaboradores), em uma reflexão do que aconteceu em 2020, que não foi um ano fácil para ninguém, onde me ajudaram a superar estes momentos difíceis de saudades dos amigos, da escola, do meu dia a dia, onde sempre me incentivaram a continuar seguindo e de ser uma boa aluna salesiana. Eles sempre nos fazem acreditar no nosso potencial e nos mostram o quanto somos capazes. Durante esta pandemia não foi diferente. A família salesiana sempre está dando o máximo deles para que tenhamos o ensino de qualidade mesmo à distância, nos fazendo aprender tanto o valor de cidadão quanto as matérias escolares.”

 

 A Família de Maria Clara e o Colégio Salesiano 

 

Os pais de Maria Clara, Ana Maria Bertoldo de Carvalho e Alberto Barreto Perdigão Paes, cometam o motivo de terem escolhido o Colégio Salesiano para sua filha: “O Colégio Juvenal de Carvalho já é uma referência de escola que forma ‘bom cristão e honesto cidadão’, além de terem uma metodologia pedagógica para a formação educacional e humana do aluno. Buscávamos uma escola que realmente fosse a extensão de nossa família, e onde encontrássemos o melhor para Maria Clara”, comentam. Sobre as aulas remotas que trouxeram tantos desafios tanto para as escolas, quanto para as famílias e alunos, Ana e Alberto contam que, no Colégio Juvenal de Carvalho, as aulas estão sendo “planejadas com qualidade e bem aplicadas. Interagem muito com os alunos, fazendo com que não fiquem dispersos ao conteúdo e sempre com a participação dos mesmos (às vezes acabamos aprendendo também rs). O grande apoio da Direção e Coordenação aos alunos é inquestionável, sempre disponíveis a ajudarem nas dificuldades dos mesmos, uma grande comunicação entre Escola-Família-Escola.”

 

Os pais de Maria Clara ainda deixam um belo recado para as famílias que também estão enfrentando os desafios das aulas remotas:

 

“Todos se entregaram exaustivamente em suas tarefas, muitas frustações, muita ansiedade, muito medo, mas que aprendamos com tudo isso, que lembremos que existem realidades mais difícil que a nossa, onde muitos perderam empregos e não têm acesso à internet para terem essas aulas. Aprendi o prazer em estar com minha filha, acompanhar de perto (literalmente) seu aprendizado, seu crescimento educacional isso é muito gratificante. Vê-la chegando à adolescência sem a presença de amigos é muito difícil. Aproveitem cada chamada de vídeo que seu filho ficou envergonhado em aparecer nas aulas remotas, cada queda da internet que atrapalhou a presença dele na chamada, cada fala sua que saiu no áudio da aula e deixou-o encabulado, cada prova que fez e não conseguiu enviar, enfim aproveite tudo que for oferecido ao seu filho virtualmente pela escola, pois ela está contribuindo para o melhor do seu filho.”

 

 Colégio Salesiano Juvenal de Carvalho em ação na pandemia 

 

O Colégio Salesiano Juvenal de Carvalho dedica uma atenção ainda mais especial às famílias que atravessam dificuldades tecnológicas e pedagógicas, através de múltiplas formas para que as atividades cheguem às residências, ofertando apoio fraterno e espiritual às famílias que perderam parentes e amigos neste tempo de pandemia. São exemplos do acompanhamento oferecido: "Projeto Em Sintonia", que se dedica à escuta e partilha de dificuldades, envio de mensagens e momentos oracionais; “Projeto de Inclusão”, que se destina a fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes com dificuldades globais e específicas; além do "Projeto Juvenal mais ativo” que busca, através de práticas e exercícios físicos, o bem-estar e a saúde de toda comunidade educativa pastoral. Além do próprio Projeto Em Diálogo, o Colégio ainda conta com ações como o "Projeto Aprendizagem em foco”; o Projeto de “Esportes e Artes Integradas”; a Escola em Pastoral com os “Alunos e Ex-alunos com Maria” e campanhas solidárias em apoio ao Oratório Festivo Madre Mazzarello e demais instituições sociais da região.

 

 E as mensagens de gratidão continuam chegando 

 

Ir. Raquielle compartilhou com a equipe de Comunicação da RSB mais uma mensagem de agradecimento. Desta vez, enviada pela Ana Carolina de Andrade Vieira, aluna do Ensino Médio:

 

“Oi, gente! Bom, de fato nos encontramos em um momento bem complicado que vem exigindo mudanças em muitos aspectos da nossa vida. Nós, estudantes, por exemplo, estamos vivendo uma dessas experiências inéditas: as aulas on-line. Claro que o aprendizado presencial faz muita falta (até porque, com ele, vem junto a presença física dos colegas, amigos, professores, da própria escola...) E lembrar de tudo isso deixa muita saudade! Mas, apesar disso, tenho adorado (mesmo!) as salas de aula virtuais disponibilizadas aqui pelo Juva. Acho que vêm sendo bem organizadas e produtivas, além de termos como contar com todo suporte da coordenação e professores. Inclusive, meu muito obrigada a cada um desses profissionais. Vocês são incríveis e, nossa, super esforçados! Merecem todo o reconhecimento!

É isso, galera! Fiquem seguros e, se possível, em casa! Abraços!”

 

RSB-Comunicação