eventos e notícias

Vamos falar sobre Autismo? Em destaque
Fotos: Vídeo do Colégio Salesiano Dom Bosco, Rio do Sul (SC)

O mês de abril acolhe a campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Conhecido como "Abril Azul", a campanha tem o objetivo de chamar a atenção social para o conhecimento e reflexão sobre o Autismo.

 

Para melhor entender a vida e o mundo de uma criança e de um adolescente Autistas, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul (SC) convidou para falar sobre o assunto duas famílias da escola, exemplos de dedicação e conhecimento.  A principal mensagem que elas deixam para todos é que o amor, a paciência e o conhecimento sobre o TEA superam todas as dificuldades.

 

O estudante, Ilton Gabriel Carlini de Moraes,  é exemplo de superação. Aluno do Colégio Salesiano desde a Educação Infantil , hoje cursando o 2º ano no Ensino Médio, Ilton tem uma doença que compromete sua visão e também tem diagnóstico de autismo. Segundo os pais, o que motiva e dá forças para a família é a fé e a união. A aceitação dos colegas, carinho de todos os educadores e o imenso amor de seus pais fazem do Ilton um adolescente feliz. E mesmo com todas as dificuldades, ele aprendeu a desenvolver habilidades e talentos como a música além de ser um aluno nota 10!

 

“A gente não pode deixar de agradecer também tanto aos professores e educadores dele, quanto aos próprios colegas e familiares dos colegas. Ele sempre teve muita aceitação e muito envolvimento com os amigos pra ele poder participar de todos esses eventos. Ele nunca se sentiu isolado ou deixado de lado”, diz o pai de Ilton.

 

O pequeno Davi Nardelli entrou no Colégio Salesiano Dom Bosco neste ano de 2021, mesmo assim, sua socialização com todos os amiguinhos da sala e com os educadores foi muito rápida. O carinho, a alegria e o sorriso são marcas registradas do Davi que, mesmo com diagnóstico de autismo, está se desenvolvendo e sendo feliz na escola.

 

“Eu diria para ter paciência, esperar. Porque a gente quer abraçar o mundo quando tem o diagnóstico. [...] Espera o tempo do seu filho!”, diz a mãe do pequeno Davi Nardelli.

 

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nome científico, é uma condição que afeta a parte neural do ser humano. Na maioria das vezes o distúrbio é identificado enquanto o indivíduo ainda é criança. O TEA pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social.

 

Para conferir a entrevista completa com as famílias do Ilton Gabriel e do Davi Nardelli, clique aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesiano Dom Bosco, Rio do Sul (SC)