eventos e notícias

Jovens Cientistas Salesianos publicam mais um artigo em periódico internacional Em destaque
João Victor Jobim de Souza e Silva e Laisa Prata Moreira Fernandes

O Programa Jovem Cientista Salesiano do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé - RJ, desponta mais uma vez como uma porta de entrada da juventude no mundo da ciência e da pesquisa. Exemplo disso é a publicação de mais um artigo científico na revista internacional “Open Access Library Journal” qualificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como B4.

O artigo intitulado “Time Variations Analysis of the Geomagnetic Field in the Municipality of Macaé, Brazil” (“Análise das Variações Temporais do Campo Geomagnético no Município de Macaé, Brasil”) é fruto do trabalho dos alunos e ex-alunos INSG/Castelo: Laisa Prata Moreira Fernandes, João Victor Jobim de Souza e Silva, Iago Reis Homsi, Paula de Carvalho Garcia, Gabriel Teixeira de Oliveira Barroso, Tainá Rebelo e Ribeiro e Gabriel Gomes Dias de Oliveira, orientados pelo Prof.º Dr. Hans Schmidt Santos e com a contribuição da revisão da Língua Inglesa da Prof.ª Vânia Regina de Oliveira Branco.

De acordo com o professor Schmidt, após o processo de revisão, submissão e publicação do artigo, o Programa Jovem Cientista Salesiano fecha com chave de ouro o ano de trabalho dos alunos. “Ao longo de 12 meses de trabalho, os alunos coletaram dados do magnetismo da Terra dos últimos 500 anos e confeccionaram mapas que permitiram analisar o comportamento, em Macaé, da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, um fenômeno de enfraquecimento do campo magnético da Terra que, entre outras funções, funciona como um escudo para tempestades solares. Essa anomalia é investigada por institutos do mundo todo, pois sua existência pode causar grandes problemas para satélites e espaçonaves, podendo derrubar computadores de bordo e inibir a coleta e a transmissão de dados em nossa região devido à pouca proteção que temos quando ocorrem tempestades solares”, explica Hans.

“Ser aluna de uma escola onde se prioriza a pesquisa é uma honra. A pesquisa científica nos enquadra em uma realidade acadêmica de profundo conhecimento, dedicação e comprometimento. Sou grata ao professor Hans pelo incentivo dado em todas as etapas de realização do projeto”, diz a estudante Laisa Prata, seguida do aluno João Victor Jobim: “É muito legal o Colégio ter nos oferecido a oportunidade de poder pesquisar com esses profissionais. Foi uma grande experiência”.

Conheça o artigo clicando aqui.

Sobre o Programa Jovem Cientista Salesiano

O Programa Jovem Cientista Salesiano foi criado em 2018 e é fruto de uma parceria entre o INSG/Castelo e a Faculdade Católica Salesiana, com o objetivo de oportunizar aos estudantes a experiência da pesquisa e da produção científica, orientados por professores, pesquisadores, doutores em Física, Química e Biologia da Católica Salesiana. Cada edição do Programa tem duração de 12 meses e é destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Instituto.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo)