eventos e notícias

Não vai ter festa junina! É mentira!!! É Festa!
Mesmo diante das limitações da pandemia, instituições salesianas encontram maneiras de celebrar a alegria junina com segurança

O mês de junho é conhecido pela alegria e o colorido das festas juninas que são celebrações em homenagem a quatro santos católicos: Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Porém, apesar desse mês ser conhecido como um mês de festa, quadrilha junina, comidas típicas e celebrações, este ano, devido às limitações impostas pela pandemia global causada pela COVID-19, as Festas Juninas foram canceladas em todo o país por orientação dos órgãos governamentais. E foi levando em conta todas essas orientações que as instituições salesianas usaram de muita criatividade para não deixar essa celebração passar em branco. Tivemos desde “Arraiá Virtual”, até “Drive Thru Junino”, tudo para trazer um pouco da alegria das festas juninas em meio aos tempos incertos vividos por toda a humanidade.

 

Conheça algumas ações pelo Brasil:

 

A Comunidade Educativa Pastoral do Colégio do Carmo, em Guaratinguetá – SP, não deixou de comemorar a Festa junina, de uma forma diferente. Os festejos aconteceram no dia 26 de junho, e as famílias e comunidade puderam participar de duas formas: a primeira por meio do envio de vídeos, fotos e/ou textos com danças, selfies, avatares, poemas e cantinho junino. A segunda possibilidade de participação foi por meio da reserva de um “Kit Junino” (haviam duas opções de kit), para ser retirado no Colégio, em horário agendado, na modalidade Drive Thru, seguindo todas as recomendações de segurança.

 

“Meu coração é muito agradecido por tudo o que vivemos nesse dia. É claro que a saudade é muito grande, é claro que a festa não é a que estamos acostumados a fazer todos os anos, mas não deixou de ser a nossa querida festa junina do Colégio do Carmo”, afirmou a Diretora do Colégio, Ir. Teca.

 

   

 

Com brincadeiras adaptadas para a realidade das aulas on-line pelo Microsoft Teams, os estudantes do 4º ano E do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé – RJ, participaram do Arraiá em Casa, sob a orientação da professora Viviane Gomes. Os alunos puderam ouvir músicas típicas e brincar de “Adivinha Junino”, “Bingo de Matemática” e “Que imagem é essa?”. “O Arraiá foi um sucesso! Foi ótimo ver as crianças brincando e se divertindo. Esses momentos valem ouro e trazem outro ânimo para eles. Quero agradecer à Tia Vivi por todo o carinho e atenção que tem com toda a turma”, disse Adriana Andersson, mãe da estudante Amanda König Andersson.

 

   

 

Quem pensou que não aconteceria a tradicional Festa de São João dos Salesianos Bahia se enganou! O Arraiá da Alegria ocorreu no dia 20/06 com o formato de Live e transmissão feita pelo perfil do Instagram das Escolas. O Arraiá da Alegria contou com informações sobre os santos juninos, orações, muita música e animação promovida pela Pastoral Salesiana. O momento de descontração ainda contou com curiosidades, correio elegante, e como toda festa junina, não poderia faltar o tradicional forró. Presente ao evento, o diretor dos Salesianos Bahia, Pe. Eudes Barreto, celebrou os santos juninos e refletiu sobre suas graças.

 

  

 

O Salé Junino é a tradicional festa junina do Colégio Salesiano São João Bosco, que acontece todos os anos com a participação de toda Comunidade Educativa Salesiana. No ano de 2020, o desafio foi realizar uma festa Junina On-line, mas, com alegria e muito forró. O Projeto Salé Junino foi realizado durante todo o mês de junho entre os diferentes segmentos do colégio. Foi estudado cultura, culinária, poesia e uma série de outras temáticas transversais à festa junina. Cada família, dentro de casa, pôde participar do Salé Junino Online 2020. Quem animou a última noite foi Felipe do Acordeom, levando ao público o melhor do forró. Teve alegria, interação virtual e sorteio de brindes.

 

 

Convidados pela professora Luciana Pilla e pela equipe pedagógica do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé - RJ, os estudantes do 2º Ano A participaram do Arraiá Virtual da turma pelo Castelo On-line. O intuito foi comemorar a riqueza cultural do mês de junho, através da festa junina online, com a participação ativa dos alunos e dos familiares. “Foi incrível o envolvimento dos pais para tornar este momento tão significativo para nossas crianças. Lanchamos, brincamos, conversamos e acima de tudo, tivemos um momento extremamente prazeroso mesmo que distantes”, revelou a professora.

 

   

 

Para comemorar o período junino em tempos de distanciamento social, os Colégios Salesianos do Rio Grande do Norte, prepararam lives temáticas para os alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Foram 3 lives transmitidas pelos canais do YouTube das unidades São José e Dom Bosco. Os eventos contaram com a apresentação das coreografias das crianças, leitura dos recadinhos do Correio da Saudade, concurso dos Melhores Matutos e muito arrasta-pé. 

 

  

 

Motivado pela frase do Papa Francisco “O que se compartilha, se multiplica”, no dia 27 de junho o Colégio Salesiano de Belo Horizonte, através do Salê Virtual, realizou o Arraiá da Solidariedade, com a proposta de integrar à prática do bem, a diversão. Houve um drive thru solidário com coleta de alimentos não perecíveis, que foram destinados à famílias necessitadas. No fim da festa, houve a Quadrilha das Famílias, produzida pelo Projeto Sarandeiros do Colégio Salesiano BH. 

 

  

 

O Conselho Inspetorial da AJS promoveu o “Arraiá Virtual”, que aconteceu no dia 25 durante o Oratório Virtual, por meio de uma live, no perfil do Instagram da AJS Inspetorial. A Festa Junina Virtual da Juventude Salesiana da ISJB foi animada pelos noviços salesianos de Barbacena/MG e contou com as seguintes atrações: Boa noite, conduzido pelo Pe. Roberto; Comidas Típicas apresentadas pela JMS do CESAM-GO; Casamento Caipira e quadrilha apresentados pela JMS de Silvânia; Apresentação musical, Correio Elegante, Torta na cara e sorteios conduzidos pelos noviços. Foi um momento de muita alegria, encontro, cultura e boas risadas.

 

 

A alegria do São João invadiu o Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, em Vitória - ES. O Arraiá do Nhô Bosco levou as tradições juninas para as aulas on-line de Língua Portuguesa das turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Organizado pelo professor Lucas Gambarini, o momento teve Correio Elegante com recados on-line enviados pelos alunos; curiosidades sobre a origem das palavras que formam os nomes dos doces juninos e um casamento na roça, com apresentação de um trecho do casamento de dois personagens mais queridos da literatura, Rosinha e Chicó, de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Os alunos também aprenderam uma receita ao vivo, o Balancê de Dom Bosco, na quermesse virtual. Professor e alunos usaram roupas típicas e a aula ainda ganhou um cenário especial, com direito à quadrilha on-line.

 

 

O “Arraiá Virtuá” do 2º Ano B do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé – RJ, foi um momento mágico e especial para os alunos, para as famílias e para a equipe pedagógica. A ideia que partiu da professora Lívia Ferraz envolveu todos na construção de decorações típicas das festas juninas, além da produção de comidas e guloseimas deliciosas. Toda a festa foi realizada pelo Microsoft Teams. Os pais dos alunos ressaltaram a importância da promoção de momentos como estes no período de distanciamento social em que os estudantes estão sentindo muita falta da convivência escolar.  “A forma como a professora tem conduzido as aulas e atividades deixará muita coisa boa no coraçãozinho dos nossos pequenos!”, disse a mãe do Henrique Gonçalves de Marins, Camila de Oliveira Gonçalves de Marins.

 

   

 

O Arraiá do IMA é uma tradição no Instituto Maria Auxiliadora, em Rio do Sul – SC. Porém, pensando nas limitações impostas pela pandemia, a equipe pedagógica da Educação Infantil encontrou uma forma de levar a alegria e diversão até as famílias através do “Drive Thru Junino”. A proposta do "Drive Thru Junino” foi possibilitar que as famílias assistissem dentro de seus veículos, a animação realizada pelas educadoras. Na ocasião, a parte externa onde os veículos passavam estava decorada, as crianças e educadoras também entraram no clima junino e trajaram roupas típicas para deixar este momento ainda mais especial e divertido. Durante o drive thru, também foi entregue uma lembrança junina como forma de incentivar as famílias a utilizarem esses itens para sua festa em casa.

 

  

 

A turma do 3º ano C do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória-INSG/Castelo, em Macaé – RJ, participou de uma Festa Junina Virtual pela Plataforma Microsoft Teams. Com direito a convite on-line produzido pela estudante do 8º ano EF II, Cecília Silva, roupas típicas, comidas e decorações comuns às festas caipiras dessa época do ano, orientados pela professora Mariucha Corrêa, não só os alunos, mas também as famílias entraram na brincadeira. “A ideia foi propor uma aula diferente, manter a tradição e motivar os alunos para a criatividade. Foi um momento muito agradável: brincamos de morto/vivo, fizemos correio do amor e também jogamos com a Plataforma Matific. Lanchamos juntos, mas cada um em sua casa. Ouvimos músicas típicas e nos divertimos muito! Foi gratificante ver o sorriso das crianças e a participação das famílias! ”, pontuou a professora.

 

   

 

No último dia 26 de junho, diante da atual necessidade de isolamento social, o CESAM-GO realizou, de maneira virtual, o “Bom Dia Junino”. O evento, que teve a intenção de proporcionar o clima de Festa Junina a toda a Equipe, trazendo muita diversão e comunhão, contou com a participação de quase todos os Educadores da Instituição. Cada um deles colaborou, direta ou indiretamente, para a realização do “Bom dia Junino” que foi idealizado pela Comissão de Eventos.

 

 

 

Embora o momento seja de isolamento social, o Colégio Salesiano São José e o Colégio Salesiano Dom Bosco, ambos do Rio Grande do Norte, prepararam mimos especiais para seus colaboradores comemorarem esta tradicional data junina. Os Kits Juninos, recheados de comidas típicas da época, foram organizados com entrega no estilo drive thru nas duas unidades. Envolvidos pela saudade e alegria, os colaboradores fizeram questão de receber os kits e externar nas redes sociais o carinho com a escola.

 

  

 

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé – RJ, promoveu a Festa Junina On-line para os alunos do 2º ano D, da professora Poliana Venderoschy (Tia Poli). Os estudantes dançaram ao som de músicas juninas e brincaram de “macaquinho mandou” e “o que é o que é” sob o comando da professora, além de se deliciarem com diversas guloseimas e pratos preparados pelos pais como pipoca, cachorro-quente, milho, salgados, canjica, bolos e brigadeiros. “Vimos uma verdadeira Festa Junina, cada um na sua casa. Vestidos a caráter, os alunos emanaram muita animação, alegria e amor, ingredientes típicos das festas caipiras”, diz a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório.

 

   

 

Fonte: Uma colaboração de todas as assessorias de comunicação das instituições salesianas citadas.