eventos e notícias

Estamos em casa, mas não de férias! Nas escolas
IMA de Rio do Sul conta as estratégias utilizadas para dar continuidade às aulas, garantindo a mesma qualidade do ensino salesiano a todos os seus alunos

A equipe pedagógica e administrativa do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), de Rio do Sul (SC), está diariamente trabalhando em Home Office, participando de reuniões/formações on-line e acompanhando diariamente todas as orientações das autoridades. Vive-se um momento delicado de incertezas, provocado por uma crise mundial, mas, ao mesmo tempo, o colégio se reinventa e planeja várias ações.

 

No início de suspensão das aulas, a escola antecipou o recesso escolar das férias de julho. Durante este período, a direção e a equipe pedagógica analisaram e testaram várias plataformas para dar continuidade aos estudos dos educandos em casa. Desde o dia 02 de abril, as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estão tendo aulas não presenciais por meio da plataforma Google Hangouts Meet, além de utilizarem outros recursos digitais já ofertados pela escola antes da pandemia. As aulas têm sido desafiadoras e uma aprendizagem para todos, mas, ao mesmo tempo, uma nova forma de se reinventar, compartilhar novas experiências e fazer com que os educandos, a cada aula, também possam se superar.

 

Já para as turmas do Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, estão sendo enviadas, desde o dia 03 de abril, diariamente, propostas através de diferentes recursos em músicas, vídeos e áudios. Para as turmas do Ensino Fundamental I, as professoras contam com o suporte do setor de Comunicação e Marketing. Além disso, as turmas de 4º e 5º ano iniciaram, recentemente, o uso da plataforma Google Hangouts Meet para aula on-line.

 

A equipe do Projeto Contraturno também está enviando, desde o dia 03 de abril, várias propostas que promovam a integração em família. Além disso, é oferecido, por meio do Google Hangouts Meet, um horário em que essas educadoras ficam à disposição das famílias para auxiliar na realização de tarefas, bem como orientações pedagógicas. Já os articuladores e coordenadores dos grupos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) também estão ativos, promovendo encontros on-line e planejando novas ações, para dar continuidade à missão educativa de São João Bosco, tornando o trabalho pedagógico-pastoral ativo.

 

Todas as aulas e atividades são enviadas pelo sistema acadêmico Gennera, onde são registradas todas as informações referentes às aulas. Além do sistema, a escola também conta com um aplicativo de comunicação interna, o ClipEscola, que tem sido utilizado juntamente com o sistema Gennera para envio de tarefas, de comunicados às famílias e como forma de comunicação entre as famílias e os diferentes setores da escola.

 

Durante este processo, a equipe de orientação pedagógica está em constante contato com as famílias, sanando dúvidas e acompanhando este novo processo de aulas não presenciais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – IMA Rio do Sul