eventos e notícias

Educadores participam da Jornada Pedagógica Sinepe 2020 Geral
Jornada Pedagógica é promovida pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINPE/SC)

Na quarta-feira (05), para dar continuidade à Semana Pedagógica no Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul (SC), os educadores Juliana Fronza, Ligian A. Tenffen, Angélica Pereira, Fabiano F. Cardoso e a Orientadora Educacional, Ana Paula Motta, participaram da Jornada Pedagógica promovida pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINPE/SC). Na ocasião, foram aprofundados os seguintes temas:

 

O Educador e o Conhecimento, proferida pelo professor Celso Antunes, na qual trouxe uma abordagem sobre os significativos avanços da neurociência e como os mesmos podem interferir positivamente na progressiva construção de um “novo educador”. A palestra destacou novas e desafiadoras estratégias significativas de ensino, para se repensar como ministrar uma aula, trabalhar os conteúdos conceituais, mas, sobretudo e principalmente, uma nova forma de se pensar em desenvolver habilidades na educação, fundamentadas em valores e princípios.

 

Já a segunda palestra, proferida por Mozart Neves Ramos, trouxe como tema “A BNCC e a formação de professores para o século XXI”. Abordou um conjunto de competências profissionais, tendo como referência as três dimensões: conhecimento, prática e engajamento profissionais, que os qualifiquem para colocar em prática as competências gerais previstas na BNCC, na perspectiva de oferecer uma educação integral.

 

E, para finalizar, a palestra com Leo Fraiman, com o tema: “As competências socioemocionais do educador: inspirações e caminhos práticos”, abordou como desenvolver e aprimorar as competências socioemocionais dos próprios educadores é uma excelente oportunidade para formar no contexto escolar um ambiente de felicidade com um mindset de crescimento e proatividade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Maria Auxiliadora (IMA)