eventos e notícias

Volta às aulas nas instituições salesianas É Festa!
Volta às aulas 2020 nas escolas salesianas

As aulas estão de volta e as escolas salesianas já estão a todo vapor para receber os alunos, alunas e familiares, antigos e novo, com aquela acolhida que só quem é da Família Salesiana conhece. Cheios da alegria tão característica do carisma salesiano, todos estão sendo recepcionado em suas respectivas unidades para mais um ano letivo de muito aprendizado e reencontros, apoiadas por equipes altamente qualificadas e material didático próprio e digital em consonância com as últimas demandas do Ministério da Educação.

 

Como diria Dom Bosco, “Basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo de sua especial proteção”. Nesse contexto, como algumas instituições salesianas estão iniciando o ano letivo de 2020:

 

Na segunda-feira (27), o Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) acolheu os alunos novatos e as turmas da 3ª série do Ensino Médio com uma programação repleta de momentos de integração e alegria, com atividades foram preparadas pela Equipe Salesiana. Na Educação Infantil, as crianças participaram de atividades lúdicas no Espaço Kids e dinâmicas de integração nas salas de aula. Já os estudantes do Ensino Fundamental I foram acolhidos pela Pastoral e equipe pedagógica e participaram de uma dinâmica, na qual foram incentivados a construírem um avião para mostrar que eles estarão sempre acompanhados nessa jornada estudantil.


A acolhida do Ensino Fundamental II e Ensino Médio aconteceu no auditório do Colégio. Os estudantes do Fundamental II participaram de uma Caça ao Tesouro, que teve como finalidade apresentar os espaços físicos da escola. Já para o Ensino Médio, houve uma dinâmica de charadas para apresentar os professores e a equipe pedagógica.


Além disso, as turmas da 3ª série do Ensino Médio foram recebidas com amorevolezza, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, pelo Diretor do colégio, Pe. Eudes Barreto, educadores e equipe pedagógica. Na ocasião, a Psicóloga do colégio, Cynthia Tanajura, e a Gestora Pedagógica, Graça Macêdo, apresentaram o projeto “Semear”, que tem como objetivo reforçar a importância do autocuidado. 

 

  

 

Na segunda-feira (27) o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador (BA), acolheu os estudantes novatos do Ensino Fundamental I (1º ao 9º ano) e alunos da 3ª série do Ensino Médio. O primeiro dia do ano letivo começou logo cedo na Capela Dom Bosco com a missa que foi presidida pelo diretor da Instituição, Pe. Eudes Barreto, juntamente com o novo coordenador da Pastoral, Pe. Jonathan Loureiro, além do Pe. Valdemar Pereira e demais colaboradores da pastoral Salesiana. Já com o grupo dos novos alunos da Instituição, a acolhida ficou sob a responsabilidade da gestora educacional, Cristina França, que se encarregou de apresentar aos estudantes, além do diretor, os professores das disciplinas e a equipe pedagógica do Colégio Salesiano.

O restante do dia foi marcado por um passeio nas dependências da escola para conhecimento dos espaços e uma série de atividades lúdicas, como circuito de exercícios, alongamento, dança, futebol, handebol, entre outras ações. Tudo supervisionado sob os olhares cuidadosos da equipe de Educação Física e Esportes. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio se reuniram no Espaço Cultural e aproveitaram para bater um papo descontraído com ex-alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco que hoje estão atuando nas diversas áreas do mercado de trabalho da capital baiana.


Na manhã do sábado (25), aconteceu o acolhimento dos professores juntamente à coordenação pedagógica e equipe da Pastoral. O momento foi marcado por uma oração, além de homenagens aos professores com apresentações artísticas feitas pelas ex-alunas da 3ª série do Ensino Médio: Beatriz Novaes, cantando a música “Ouvi dizer” da banda Melim; Maria Clara, com a apresentação de dança e Luna Ester, recitando uma poesia.

 

 

 

Para iniciar o ano letivo, a equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa (RS), participou da terceira etapa da Escola de Acompanhamento, formação que faz parte do projeto Jornada Vocacional Inspetorial. Foram dois dias de aprendizados com uma proposta teórica-vivencial, conduzida pelo referencial da Pastoral Juvenil da Inspetoria São Pio X, Cléber Aparecido Silva Oliveira. Durante os dois dias, equipe diretiva, professores e funcionários do colégio estudaram e refletiram sobre o Discernimento Vocacional, tema da terceira etapa do projeto. Cléber ressaltou que essa formação é muito importante no acompanhamento do processo educativo pedagógico pastoral. “Favorece uma experiência profunda do encontro com aquilo que é essencial na vida, a vocação”. Essa fase objetiva, também, contribuir com a vivência dos educadores. 

 

  

 

Os estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé (RJ), foram recebidos com acolhidas especiais de boas-vindas do dia 03 ao dia 10 de fevereiro. Cada segmento de ensino preparou a recepção dos alunos de maneira alegre e divertida para que eles se sentissem voltando para casa. Nos primeiros dias, os estudantes tiveram aulas em horários especiais com o intuito de conhecerem os novos professores e se ambientarem.

 

  

 

Em clima de alegria, os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Rio do Sul (SC), foram acolhidos por todos os educadores para o início do ano letivo. O primeiro dia de aula contou com a participação da Cia Zulu Canibal de Lontras e do malabarista Frederico. Os professores da manhã foram apresentados aos alunos de forma bem animada no auditório e, durante o intervalo, agitaram os alunos no pátio com muita dança e entrega de picolé. Nos dois períodos aconteceu a benção das mochilas feita pelo Pe. Jeferson Junior Moreira que também desejou um abençoado ano letivo para todos.

 

  

 

O ano letivo do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Santa Rosa (RS), iniciou com uma retrospectiva para alunos, professores e funcionários. Memórias dos 60 anos da escola foram expostas no corredor principal, para celebrar esse marco importante que a instituição comemora em 2020. O primeiro dia de aula foi de reencontro com os amigos e muita expectativa para o ano que inicia.

 

Em um momento especial, alunos e professores relembraram a trajetória de Dom Bosco e da escola em Santa Rosa, que foi fundada pelos salesianos há 60 anos. A diretora Ieda Maria Gruber comemora a estrutura de qualidade e a educação de excelência que a escola oferece. “Há 60 anos, o Colégio Salesiano Dom Bosco é casa que acolhe, escola que ensina e pátio para fazer amigos. Formamos, antes de tudo, cidadãos do bem”. O novo diretor salesiano do colégio, Pe. Severino Piccinini, também se alegra com o retorno a Santa Rosa e espera de 2020 momentos de reflexão e integração entre família e escola. 

 

  

 

Fonte: RSB-Comunciação em colaboração com as instituições acima citadas