eventos e notícias

Festas juninas movimentam escolas salesianas É Festa!

As festas juninas movimentaram as escolas salesianas de norte a sul do País. Os colégios festejaram os santos populares lembrados no mês de junho (São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio) e se deixaram levar pela animação dos festejos. Comidas, danças e músicas típicas animaram as comunidades educativas. Muitas escolas homenagearam também o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Veja algumas imagens partilhadas pelas escolas:

 

Americana-SP

Comidas típicas para a educação infantil e tributo a Luiz Gonzaga no Colégio Dom Bosco

 

Campos Novos-SC

Pé de moleque, pinhão, bolos, pescaria, boca de palhaço, jogo das latas, muita música e alegria no arraial do Colégio Auxiliadora.

 

Carpina-PE

A Escola Salesiana Padre Rinaldi festejou o centenário de Luiz Gonzaga com muito entusiasmo.

 

Recife-PE

No Colégio Salesiano Sagrado Coração, o tema da vida e obra de Luiz Gonzaga marcou a decoração, a gastronomia, as peças de divulgação, entre outras atividades. 

 

Cruzeiro-SP

O centenário de Luiz Gonzaga também inspirou as quadrilhas no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA Oratório).

 

Lorena-SP

As festas juninas do Instituto Santa Teresa foram realizadas em conjunto com as Faculdades Integradas Teresa D’ávila (Fatea). Os participantes se deliciaram com bolinho caipira, cachorro-quente, pão com linguiça, bolo, churrasco, pipoca, churros, arroz doce, caldos, quentão, entre outras comidas típicas.  

 

Macaé-RJ

Alegria, tradição e solidariedade foram as palavras-chaves nos festejos do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo). Os brinquedos infláveis, as 20 quadrilhas e as tradicionais barracas de comidas e jogos garantiram a diversão de toda a família. A renda do evento será destinada a obras sociais.

 

Natal-RN

Em ritmo de xote, forró e baião, o Instituto Maria Auxiliadora festejou o centenário de Luiz Gonzaga. Um sorteio de tablet e netbook animou ainda mais a comunidade educativa. 

 

Parnamirim-RN

Também homenageando O Rei do Baião, o Colégio Dom Bosco promoveu apresentações artísticas, desfile e concurso de rei e rainha do milho, além de brincadeiras, barracas de comidas típicas e muito mais.

 

Natal-RN

No ritmo de Luiz Gonzaga, o Colégio São José realizou o “Arraial do Salê”, com muita dança, brincadeira e comidas típicas. 

 

Petrolina-PE

O Rei do Baião foi lembrado no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora com apresentações de forró, quadrilha, casamento matuto, brincadeiras e comidas típicas.

 

Piracicaba-SP

Além dos festejos típicos do mês de junho, o Colégio Salesiano Dom Bosco organizou uma missa caipira, na capela da escola, com a participação do Coral Dom Bosco e da Orquestra Caipira de Violas e Violões.

 

Porto Alegre-RS

Os alunos do Colégio Dom Bosco estudaram as obras de Alfredo Volpi, o Pintor das Bandeirinhas.

 

Recife-PE

A festa no Instituto Profissional Maria Auxiliadora foi inspirada pelo tema “Uma fogueira no chão esquenta o coração, estrela que dança no céu só pode ser Gonzagão”. Numa viagem no tempo, tendo como referência a vida do Rei do Baião, os alunos dançaram diversas músicas de Luiz Gonzaga, entre elas “Vem Morena”, “Xote das Meninas”, “Baião”, “Pagode Russo” e “Cintura Fina”.

 

Recife-PE

 Os festejos juninos no Instituto Santa Maria Mazzarello reuniram toda a comunidade educativa para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga. 

 

Salvador-BA

Também na capital baiana, no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), o Rei do Baião foi o principal homenageado, na decoração, nas músicas e nas danças.