eventos e notícias

Instituto Coração de Jesus comemora 85 anos É Festa!

No dia 19 de junho, o Instituto Coração de Jesus completou 85 anos de história na cidade de Santo André-SP. Para comemorar o aniversário da instituição, várias atividades foram programadas para este ano. Foram convidados para um evento cultural ex-professores, ex-alunos e ex-funcionários. O encontro se realizou no teatro da escola e foi iniciado com uma apresentação musical de Carlos Cruz, aluno do 5º período de Artes Plásticas da Fainc (Faculdades Integradas Coração de Jesus). O diretor, Prof. Dr. Wellington de Oliveira e a vice-diretora, Ir. Ivone Rezende, deram as boas-vindas a todos e falaram sobre a importância da data.

Em sua fala, o diretor da instituição, Prof. Dr. Wellington de Oliveira, referiu-se ao grande trabalho desenvolvido pelas Filhas de Maria Auxiliadora em mais de 140 anos de história no mundo. “Se o Coração de Jesus existe há 85 anos e se nós estamos aqui hoje é porque as irmãs pioneiras tiveram a coragem de atravessar o oceano e virem para o Brasil, é porque Maria Auxiliadora nos olhou e nos amou”, disse. A seguir, foi exibido um vídeo que narra a trajetória da instituição desde sua fundação até os dias atuais. O roteiro foi preparado pelas professoras Pamela Kawanaka dos Santos e Ana Ema Rondinelli e apresentado pelos alunos dos 4° e 5° anos do ensino fundamental I.

Estavam presentes a ex-diretora e convidada especial, Ir. Theresinha Carvalho Castro, e a sra. Maria Cattaruzzi, aluna da 1ª turma da instituição, que naquela época chamava-se Asilo Padre Luiz Capra. A palavra "asilo" correspondia ao que hoje chamamos de educação infantil. Ex-alunas e professoras puderam expressar seus sentimentos e relembrar os tempos que passaram pelo colégio. Foram momentos de boas recordações e muita emoção.

Rosicler Citero Baldassin, ex-aluna do ICJ e docente até o ano 2000, recordou bons momentos dos tempos que passou pela casa. “Essa oportunidade que tivemos de relembrar uma das melhores partes da vida da gente, enquanto alunos, na juventude, foi muito boa. Hoje, tivemos a possibilidade de renovar as emoções e isso significa valorizar a manutenção da história, o que considero muito importante”, declarou. A Celebração de Ação de Graças foi realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, às 20h, presidida pelo Pe. Décio Rocco Gruppi, e contou com a presença da provincial da Inspetoria Santa Catarina de Sena de São Paulo, Irmã Vilma Santoro Bertini, e de toda a comunidade educativa do ICJ. Na homilia, o Pe. Décio parabenizou as Filhas de Maria Auxiliadora pelo belo trabalho educativo realizado na cidade e no mundo. Outros eventos ainda serão realizados para comemorar os 85 anos da escola. Mais informações e fotos no site www.salesianas.com.br.