eventos e notícias

Começa o XIX ENARSE e XII ENEL Em destaque
Foto: Divulgação - Rede Salesiana Brasil

Com o tema “Liderança se Faz Em Rede: Fortalecendo Nossa Missão Educativa em Tempo de Pandemia e Pós-Pandemia”, começou, nesta quarta-feira (08), o XIX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas e XII Encontro dos Ecônomos Locais (XIX ENARSE e XII ENEL). Assim como no ano anterior, o evento acontece de forma totalmente on-line e, só no primeiro dia, já reuniu mais de 500 participantes para refletir e estudar os movimentos da educação salesiana.

 

O evento vai até a sexta-feira (10) e é destinado aos Inspetores, Animadores, Diretores Institucionais, Gestores e Ecônomos Inspetoriais, Ecônomos Locais e Diretores/Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral, Coordenadores de Comunicação e Orientadores Educacionais; trazendo como objetivo geral promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede.

 

Neste primeiro dia, a acolhida contou com uma retrospectiva dos Encontros anteriores a partir de um vídeo que trouxe diversas fotos e lembranças. Logo em seguida, a oração inicial ficou por conta da Animadora Inspetorial, Ir. Robelvânia Gomes. As palavras de abertura do encontro vieram diretamente de Roma, com a Presidente da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB), Ir. Terezinha Ambrosim. “Este tempo é um tempo em que tivemos que nos reinventar, tivemos que nos tornar artífices e artistas, desconstrutores e construtores de um novo tempo e de uma nova história. É exatamente neste tempo em que a Rede Salesiana de Escolas promove este ENARSE e ENEL que tem como objetivo promover a formação continuada em todos os setores, em todos os âmbitos e é muito importante que todos nós tenhamos um coração exatamente voltado para nossa missão educativa”, diz Ir. Terezinha, que ainda completa “É essa a nossa missão salesiana: sermos geradores de vida, sermos sinal e expressão do amor de Deus“.

 

  

 

Em seguida, o Presidente da Rede Salesiana Brasil (RSB), Pe. Nivaldo Pessinatti, também proferiu a sua fala de abertura que iniciou trazendo o contexto atual da educação: “Tivemos, portanto, um momento muito diferenciado, seja pela tecnologia, como já foi ressaltado, seja também pelo momento político que estamos vivendo no Brasil. Como bem lembrou a Ir. Terezinha, cada ENARSE tem a sua marca, a sua identificação, mas hoje nós temos diante de nós, como país, como cidadãos responsáveis pela animação de um setor tão importante quanto a educação, temos este desafio [...] Acho que esse ENARSE tem um contexto bem diferenciado. Estamos sendo desafiados por toda esta complexidade em que vivemos”, disse.

 

Seguindo as contribuições do Pe. Pessinatti, as Diretoras Executivas da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ana Paula Costa e Silva, em uma fala integrada, deram as boas-vindas a cada um dos participantes do encontro e repassaram as propostas para o evento. “Teremos jornadas empenhativas, mas muito agradáveis pelo encontro fraterno, pela comunhão de amizade e pelo trabalho responsável e de qualidade nos quais todos dedicamos para ressignificar e qualificar nossa missão educativa”, diz Ana Paula. “Temos muitos motivos para nos alegrar com este encontro. Recordamos as palavras do nosso Reitor Mor. Pe. Ángel Fernández, na Estreia deste ano, queremos fortalecer a nossa esperança, pois Deus caminha conosco e nenhum futuro é absoluto e definitivo se depender apenas de nós seres humanos. Sempre almejamos algo além e estamos sempre à espera. A esperança não é simples desejo e não se reduz ao mero otimismo. A esperança tem a ver com dedicação confiança [...] Que este encontro seja também um reavivar da nossa esperança”, completa Ir. Adair.

 

  

 

A primeira exposição do dia foi encabeçada pelos Referentes do Dicastério e do Âmbito da Pastoral Juvenil para a Escola Salesiana na América (ESA), Ir. Ivone Goulart, diretamente de Roma, e Pe. Cláudio Cartes, diretamente do Chile. A apresentação trouxe o trabalho que a Comissão Central da ESA está realizando no continente, além de trazer a Carta de Identidade e Planejamento Estratégico 2021-2023. Em seguida, a Assessora Pedagógica da RSB-Escolas, Maria Leoneide Rodrigues, trouxe uma introdução sobre o Processo de Implantação do Novo Ensino Médio nas escolas salesianas e, logo após, a Coordenadora de Editorial da Editora Edebê Brasil, Giovanna dos Santos Farago, apresentou a proposta da Nova Coleção Passaporte que será implantada para as turmas do Ensino Médio das escolas salesianas do Brasil, em consonância com as mudanças que o Novo Ensino Médio propõe.

 

  

 

Após o intervalo, o Conselheiro Estadual de Educação de Santa Catarina (RS), Prof.º Eduardo Deschamps, iniciou a conferência “O Novo Ensino Médio: oportunidade de protagonismo dos Gestores Escolares”, colocando o contexto atual e os desafios que a implantação do Novo Ensino Médio trará, apontando ainda as oportunidades que o mesmo momento também apresentará.

 

Ao final do evento, foi aberto a oportunidade de exposição das ressonâncias e comentários sobre o primeiro dia do encontro, sendo o momento organizado pela equipe da RSB-Escolas.

 

Ainda neste primeiro dia, o período da tarde será voltado exclusivamente aos Coordenadores e Supervisores Pedagógicos para um momento dedicado às orientações sobre a implantação do Novo Ensino Médio na RSB-Escolas, além de ser um espaço aberto para perguntas, sugestões e considerações.

 

Confira todos os detalhes do 2º dia do evento clicando aqui e do 3º dia do evento clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação