eventos e notícias

IMA de Rio do Sul homenageia Irmãs Salesianas É Festa!
Fotos: Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Rio do Sul (SC)

Foi uma manhã diferente para as 13 Irmãs Salesianas que moram na residência localizada dentro do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), em Rio do Sul (SC). No dia 5 de agosto, elas foram convidadas a assistir uma transmissão, via Google Meet, preparada pela escola em homenagem aos 149 anos de fundação do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora.

 

A abertura do evento foi feita pelo coordenador da Pastoral Escolar, Robson dos Santos da Silva, que contextualizou um pouco da história e da importância do Instituto fundado por Dom Bosco e pela cofundadora Santa Maria Domingas Mazzarello. Ele ressaltou a relevância do papel das Irmãs Salesianas que compõem o Instituto, que dedicaram suas vidas no cumprimento da missão de educar e evangelizar a juventude.

 

Em seguida, a Diretora da Escola, Angelita Maria Gambeta Stuepp, agradeceu pela vida das Irmãs que sempre se consagraram à prática da missão educativa tendo como guia o carisma salesiano. Angelita informou que, hoje em dia, as Irmãs rezam muito pelos alunos, pelos familiares e por todas as pessoas que precisam de orientações, assim como por toda a equipe pedagógica da escola, para que sejam tomadas as melhores decisões na busca por um ensino de qualidade e uma boa formação para todos os alunos. A diretora aproveitou a oportunidade para compartilhar algumas curiosidades da vida de cada uma delas.

 

Como forma de demonstrar gratidão a todo trabalho desenvolvido, integrantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) fizeram uma oração e cantaram uma música para homenageá-las. As Irmãs também ganharam de presente um lindo arranjo floral oferecido pela escola.   

 

O evento foi encerrado com uma bênção conduzida pela Ir. Salvelina junto a todas as Irmãs.

 

Conheça algumas curiosidades sobre as Irmãs Salesianas que residem atualmente no IMA:

 

 Ir. Maria Neotti  – pessoa de muita fé, muito generosa, muito simples e que hoje desenvolve a arte do crochê.

 

 Ir. Iolandia de Souza  – acolheu nossas crianças na Educação Infantil e sempre trabalhou com muita dedicação às crianças pequenas.

 

 Ir. Ricca Bernardi  – nossa grande artista. Contribuiu muito como formadora no processo de alfabetização de muitas crianças aqui em nossa cidade.

 

 Ir. Cely Wasen  – sempre foi da área administrativa, atuou à frente dos colégios e também foi grande missionária na Amazônia, dedicando-se em prol de muitas pessoas.

 

 Ir. Ivete Terezinha Cunha  – professora, grande educadora, diretora e secretária de escola.

 

 Ir. Leonilda Deretti  – muito generosa, alegre, com sorriso no rosto, foi missionária na Amazônia, trabalhou e doou muito da sua vida em projetos realizados em Roma, no nosso Instituto.

 

 Ir. Lina Mondini  – nossa grande mestra, diretora do IMA, foi coordenadora do curso de magistério, e hoje ainda é muito ativa na nossa escola desafiando as crianças a pular corda.

 

 Ir. Marta Schwarz  – também trabalhou muito na área administrativa das escolas.

 

 Ir. Zenira Ostrowsk  – usa sua arte para fazer as decorações da escola com muito carinho para todos nós. 

 

 Ir. Maria Salvelina de Mélo  – nossa diretora institucional, é grande oradora e sempre tem uma palavra de sabedoria para trazer conforto a todos nós.

 

 Ir. Gema Elvira Scoz  – da área da saúde, já cuidou muito da nossa escola e hoje desempenha um trabalho de acompanhamento e cuidado junto às Irmãs.

 

 Ir. Rosalina Farias Lemos  – foi coordenadora pedagógica da Educação Infantil, atuou muito com os jovens. Hoje é uma grande missionária na Amazônia e está passando um tempo na nossa escola.

 

 Ir. Blondina Walchak  – da área da Biologia, foi a pessoa que implantou o primeiro laboratório de Ciências na nossa escola.

 

 Ir. Leopolda Notari  – com muita sensibilidade no mundo das artes, sempre realizou trabalhos na área administrativa e como formadora das nossas escolas.   

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Rio do Sul (SC)