eventos e notícias

Colégios Salesianos da Inspetoria São João Bosco são destaque na redação do ENEM ENEM
Fotos: Inspetoria Salesiana São João Bosco

Inspetoria Salesiana São João Bosco (ISJB) conta hoje com 13 colégios, dos quais 11 ofertam Ensino Médio e participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em vários estados brasileiros. Após a divulgação dos resultados, vários estudantes se destacaram por alcançarem notas entre 900 e 980 na prova de redação que tem como nota máxima 1000 pontos.

  

Para chegar a estes resultados, a Inspetoria iniciou, em 2020, a implantação de um novo Projeto Político Pastoral Pedagógico (PPPP) unificado para todos os seus colégios, ressignificou o currículo escolar já alinhado a BNCC, implantando em sua parte diversificada, componentes curriculares exclusivos tais como o Salê Hands On (de aprendizagem criativa onde os alunos prototipam soluções para problemas estudados), Salê Projeto de Vida (com ementa e foco em habilidades cognitivas e socioemocionais para empreender no Projeto de Vida), Salê Thinking (projeto de bilinguismo na língua inglesa em parceria com a Universidade de Cambridge) e Salê Talks (trabalho com habilidades linguísticas, em especial a argumentação, a partir de temas de atualidades e cultura digital). Além disso, a Inspetoria adotou parcerias estratégicas com plataformas educacionais de última geração, sendo duas de suporte na preparação para o ENEM (uma atuando com ciclos de Simulados ENEM e outra com práticas de redação ENEM em plataforma adaptativa/personalizada).

 

Segundoa Diretora Executiva Estratégica da Inspetoria São João Bosco e responsável pela criação e implantação do novo Projeto Político Pastoral Pedagógico, Karina Bolzam, a relevância do mesmo para este sucesso no ENEM está muito além do treino para o exame: “Nosso PPPP uniu princípios e valores educativo-pastorais Salesianos, às grandes demandas educacionais do século XXI e às normativas postas pela BNCC e em seus pilares contempla a formação integral das nossas crianças e jovens, permitindo-lhes ter embasamento cognitivo, competências socioemocionais e, principalmente, preparar-se como cidadãos globais ou, como diria Dom Bosco, “bons cristãos e honestos cidadãos”, que fazem a diferença no mundo, porque, além de protagonizarem soluções criativas, tomam decisões responsáveis para si e para o outro e principalmente, assumem a consciência e o empreendedorismo do próprio Projeto de Vida. Tudo isso contribui para que na hora de elaborar a redação do ENEM, tenham repertório, autogestão e segurança para a realização da prova (trabalhadas fortemente no pilar pedagógico de Cultura do Alto Desempenho Acadêmico do PPPP). Além disso, a diretoria estratégica junto a Coordenação das escolas e ensino superior (conduzida pelo Pe. Geraldo Adair) realizaram um forte trabalho de formação dos colaboradores e acompanhamento sistematizado da gestão escolar que permitiu a implantação do projeto e do currículo com sucesso, mesmo em meio a pandemia do coronavírus e a consequente adaptação para a nova cultura de aprendizagem/ensino remoto por ela posta.”- diz Karina.

 

Os resultados dos estudantes Salesianos na redação do ENEM 2020 estão repercutindo na mídia, como é o caso do jornal “A Tribuna Online” que entrevistou as alunas Ana Clara Zancarano (nota 980) e Giovana Santos Fernandes (nota 960) do Colégio Salesiano de Jardim Camburi, em Vitória (ES), onde cerca de 60% dos alunos que realizaram a prova obtiveram notas de redação entre 900 e 980. Para assistir à entrevista, clique aqui

 

Confira abaixo alguns dos resultados:

 

      

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco