eventos e notícias

Projeto Identità é Implantado na Região Sul Nas escolas
Fotos: Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Rio do Sul (SC)

Música, fantoches, bonecos, baú, vídeos e revista. Todo esse material foi cuidadosamente preparado para cumprir a missão do Projeto Identità: apresentar a identidade salesiana de um jeito lúdico e atrativo para as crianças do Ensino Fundamental I. Neste ano, o projeto está sendo implantado em caráter piloto nas escolas e obras sociais da Região Sul e, posteriormente, a ideia é avançar para as demais escolas e obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O lançamento oficial ocorreu por meio de um Webinar no dia 19 de março, com participação dos representantes envolvidos.

 

No Instituto Maria Auxiliadora (IMA), em Rio do Sul (SC), a primeira etapa está sendo posta em prática com sucesso. Crianças do 1º ao 5º ano participam das atividades iniciais no período de 22 a 27 de março. É a hora de conhecer os personagens do projeto: Mari, Nando, Isa, Cassi e Digo. Com a ajuda das professoras, eles ganham vida, interagem com as crianças e contam histórias interessantes sobre a Família Salesiana, passagens bíblicas, valores humanos e temas contemporâneos.

 

O coordenador da Pastoral Escolar, Robson dos Santos da Silva, responsável por acompanhar o projeto junto à equipe pedagógica, afirma: “Por meio da história dos santos salesianos e das passagens bíblicas, queremos tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado pelas crianças. Por isso, esse projeto ocorre como um complemento do Ensino Religioso. Tudo está sendo feito de acordo com o carisma salesiano, que é o jeito próprio de ensinar estabelecido pelos nossos fundadores”, destaca Robson.

 

A proposta ocorre no Ensino Fundamental I, pois é justamente na infância que a fé encontra o momento privilegiado de embasamento e descoberta e servirá de alicerce para o amadurecimento vivido por cada pessoa ao longo da vida. Pensando nisso, foram idealizados nove encontros durante o ano. Nestes momentos, as crianças aprendem com sessões de vídeo, de reflexão, de prática, de canto e de registro. Por falar em registro, cada criança recebeu uma revista de atividades que serão realizadas na escola e também com envolvimento das famílias.

 

     

 

No Colégio Salesiano Dom Bosco, em Rio do Sul (SC), os olhinhos estavam atentos para saber o que havia dentro daquele Baú. De repente, as crianças descobrem que aquele baú guarda uma superaventura sobre a vida e a obra de Dom Bosco narrada por um grupo de amigos. E foi assim que o Colégio iniciou o Projeto Identità com as turmas das séries iniciais. A iniciativa é um itinerário formativo de educação à fé, com a finalidade de apoiar o trabalho da pastoral no segmento do Ensino Fundamental I.

 

O Projeto Identità é uma proposta que trilha um caminho carismático, apresenta a santidade salesiana e, por meio dela, o Evangelho, além de ter o objetivo de contribuir para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana de maneira lúdica. É um material pensado com dedicação e cuidado para que cada encontro proposto seja uma experiência significativa de conhecimento do carisma salesiano e desenvolvimento da fé das crianças. O Projeto será orientado pela Pastoral Escolar e aplicado pelos professores regentes de cada turma.

 

     

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Maria Auxiliadora (IMA) e Colégio Salesiano Dom Bosco, Rio do Sul (SC)