eventos e notícias

Salesiano Aracaju completa 110 anos É Festa!
Fotos: Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju (SE)

Exatamente em 19 de março de 1902, os “filhos de Dom Bosco” iniciavam o trabalho educacional e pastoral em São Cristóvão (SE), mais especificamente na Escola Agrícola São José ou Tebaida, que em março de 1911 seria transferida para a rua da Aurora (hoje AV. Ivo do Prado) em Aracaju, para funcionar como instituição de ensino primário e secundário com regime de internato e externato. Após a consolidação do projeto pedagógico - evangelizador na cidade, os Salesianos iniciaram as obras da nova e definitiva sede do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, na rua São Paulo, atual rua Dom Bosco do bairro Suissa.

 

Atualmente o Salesiano Aracaju conta com a força e a tradição da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) que há mais de um século vem se consolidando como um dos grandes sistemas educacionais do Brasil e do mundo. No Salesiano, essa tradição se encontra de forma harmoniosa com a inovação, através de projetos e disciplinas criativas e modernas (Material Didático Digital, projeto de Robótica, Laboratório Maker, Programa Intensivo de Inglês, projetos esportivos, Sistema Preventivo de Dom Bosco, Escola em Pastoral e projetos socioemocionais do NANPE).

 

 O carisma Salesiano 

 

A professora de Geografia, Ana Isabel Moreira, conhecida carinhosamente como “Geobel”, ensina na instituição há mais de 20 anos: “ao longo desses anos, aprendi que ser educador salesiano é educar com a alma e com o coração”, ressalta Isabel.

 

A instituição, além de ser referência por 110 anos, conserva o carisma Salesiano de Dom Bosco, que é transmitido por várias gerações de padres salesianos, educadores, funcionários, professores e ex-alunos. Nisso todos concordam.

 

Para a influenciadora digital e ex-aluna salesiana, Nayara Dantas, estar no Salesiano é motivo de alegria e de relembrar muitas histórias. "Quando estudei no Salesiano, eu dançava Rouge com minhas amigas no recreio, estourei pontos de uma cirurgia dançando lambada na gincana, ganhei medalhas em campeonatos de GR, viajava para competir pelo ‘Nordestão’ e lembro com nostalgia o ‘Bom dia’ do Pe. Orsinir, que também celebrou meu casamento na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora”, diz a ex-aluna.

 

Já a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Maria Clara Rigo, ingressou na escola com apenas 5 anos de idade e a poucos meses de concluir sua vida acadêmica fala do jeito salesiano de ser e aprender: “Aprender no Salesiano é diferente, aqui nos sentimos em casa. Os meus colegas e professores são parte da minha vida, e juntos formamos a Família Salesiana. Foi nesta casa que eu dei os melhores abraços, os melhores sorrisos e onde recebi os melhores conselhos. Foi com certeza também o lugar onde eu derramei as melhores lágrimas, e fui acolhida com o maior amor do mundo por pessoas que eu desejo levar para toda a minha vida”, afirma a estudante.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju (SE)