eventos e notícias

Atletas de Carisma Salesiano Em destaque
Fotos (respectivamente): oscarschmidt14.com; flaviocanto.com e flamengo.com

Hoje, 10 de fevereiro, comemora-se o Dia do Atleta Profissional, data em que se celebra aqueles que fazem do esporte sua profissão e assim inspiram pessoas ao redor do mundo a cultivar valores como disciplina e perseverança, além de boas práticas como hábitos saudáveis e cuidados com o corpo e a mente.

 

Nos mais de 137 anos de missão da Rede Salesiana Brasil (RSB), além dos inúmeros atletas profissionais ainda em formação dentro das casas da congregação, existem alguns grandes exemplos que carregam o carisma salesiano em seus corações. Conheça alguns deles:

 

 Oscar Schmidt 

 

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal (RN). Sendo filho de militar, Oscar sempre foi incentivado a praticar esportes e, ao contrário do que muitos imaginam, o basquete não foi sua primeira escolha; Oscar gostava de jogar futebol, tendo se interessado por basquete apenas após se mudar para Brasília, por influência de Zezão, seu técnico no Salesiano, que o incentivou, aos 13 anos de idade, a procurar o Clube Unidade da Vizinhança, que era treinado pelo técnico Laurindo Miura, e viria a se tornar seu primeiro clube.

 

Oscar Shmit estudou nos Colégios Salesianos de Brasília (DF) e de Sorocaba (SP), tendo uma grande devoção à formação recebida dentro das instituições da congregação, visitando sempre as instituições em suas passagens pelas cidades. Em 2016, o jogador, apelidado de Mão Santa por seus feitos na seleção Brasileira de Basquete, voltou à Sorocaba para celebrar o aniversário de 80 anos do Colégio Salesiano São José, instituição na qual estudou durante sua adolescência. Em 2019, apesar de estar em Sorocaba a trabalho para cumprir uma rápida agenda publicitária na cidade, Oscar encontrou um tempo para visitar o Colégio Salesiano e ainda bater papo com alguns alunos e com a equipe da instituição.

 

Conheça mais sobre a trajetória de Oscar Schimidt clicando aqui.

 

 Flavio Canto 

 

O judoca Flavio Canto, que é medalhista olímpico e pan-americano, além de apresentador esportivo, está à frente do Instituto Reação, uma ONG que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A Organização possui parceria com o Colégio Salesiano Rocha Miranda, no Rio de Janeiro, na intenção de potencializar a oferta do esporte para a comunidade da região, incentivando boas práticas esportivas, transformando a realidade da juventude local e levando oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade.

 

Conheça mais sobre a trajetória de Flavio Canto e o Instituto Reação clicando aqui.

 

 Michael do Flamengo 

 

Michael Richard Delgado de Oliveira nasceu em Poxoréu (MT) em 1996. O ex-atendido do Centro Juvenil Salesiano São João Batista foi apresentado, em 2020, como novo reforço no ataque da equipe do Flamengo.

 

Michael é o mais velho de quatro irmãos e começou a jogar bola com 7 anos no Centro Juvenil Salesiano São João Batista, em Poxoréu (MT), onde o pai trabalhava e o levava, juntamente com os irmãos. Em sua adolescência, surgiu o convite de jogar no Goianésia. Por seu desempenho no time, oportunidades começaram a surgir como aparecer no Fantástico após fazer 3 gols pelo time e a grande proposta de integrar o Clube de Regatas Flamengo (CRF).

 

Oscar, Flávio e Michael são atletas que trazem aos jovens de hoje o retrato de ensinamento de Dom Bosco: “Sejam missionários uns dos outros dando bom exemplo”.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações de oscarschmidt14.comflaviocanto.comflamengo.com