eventos e notícias

PROFOC é marcado pela esperança, fé e amor pela missão de educar Em destaque
“Estamos fazendo esta caminhada juntos, cheios de esperança e com o compromisso de fazer o melhor, mesmo que de longe”

O ano letivo de 2021 já iniciou no Instituto Nossa da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), com o Programa de Formação Continuada do Castelo (PROFOC), reuniões com os pais e retorno das aulas on-line pela ferramenta "Castelo Online", que engloba a Plataforma Microsoft Teams.

 

O PROFOC deste ano contou com a presença dos docentes, dos coordenadores e orientadores pedagógicos e de pastoral, da psicóloga, da equipe de Comunicação, da diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, bem como das duas diretoras executivas da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), Ir. Adair Aparecida Sberga e Ana Paula Costa e Silva.

 

“Estamos fazendo esta caminhada juntos, cheios de esperança e com o compromisso de fazer o melhor, mesmo que de longe. Quero agradecer a todos pela dedicação e pela unidade criada! Isso é Castelo, isso somos nós, isso é vestir a camisa, isso nos orgulha porque somos filhos e filhas de Dom Bosco e Madre Mazzarello e isso é abraçar nosso sonho e nossa missão. Toda a dedicação, carinho e amor da nossa Família Salesiana é motivo de gratidão e do verdadeiro e santo orgulho ”, disse a diretora, Ir Carmelita, seguida da Ir. Adair Sberga.

 

“Quando olhamos para a experiência de vida de Dom Bosco, tomamos ciência de que a esperança é uma planta de raízes profundas, que se fortificam por meio dos caminhos difíceis que exigem muito sacrifício. A pandemia da COVID-19 despertou a consciência de sermos uma comunidade mundial que viaja no mesmo barco. Por isso, a esperança que nos move torna fecunda todas as pequenas esperanças do ser humano, mostrando os grandes valores nos quais a humanidade investiu as suas melhores energias: a verdade, a bondade, a justiça, a solidariedade, a paz e o amor. Estas energias não se convertem em utopias, mas tornam-se realizações concretas e parciais do grande projeto preparado por Deus para nós”, frisou a Ir. Adair que palestrou sobre o tema “ESTREIA – Movidos pela esperança – ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap. 21,5)".

 

Na sequência, a professora Ana Paula falou sobre a temática “Potencializando o Ensino Híbrido: desafios e oportunidades”. Em seguida, os professores foram direcionados para uma reunião on-line com as coordenações dos segmentos de ensino para considerações sobre o início do ano letivo.

 

O Programa de Formação Continuada ainda teve a presença da Pastoral Escolar com canções de acolhida e esperança, bem como reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2021 cujo tema é “Fraternidade e Diálogo – compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade. (Ef. 2,14)".

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa da Glória – INSG/Castelo