eventos e notícias

O Retorno às Atividades nas Instituições Salesianas do Brasil Nas escolas
Acolhida aos alunos e famílias no retorno às atividades atende a todas as orientações de segurança para início do novo ano letivo

A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios à realidade escolar. De aulas presenciais a aulas remotas, todo o mundo teve que se adaptar rapidamente às novas configurações de ensino para não defasar a aprendizagem e, neste ponto, destaca-se a ação de cada professor e professora em se reinventar para incorporar o novo formato de aula; as equipes escolares que se uniram para apoiar toda a nova estrutura de ensino; as família que, mais do que nunca, caminharam lado a lado com seus filhos e filhas nesta nova fase e todos os alunos e alunas que, com paciência, perseverança e companheirismo, se adaptaram ao novo estilo de aula, sendo cada vez mais protagonistas de seu próprio aprendizado.

 

Com a chegada da vacina, renovam-se as esperanças de que as aulas retornarão ao ritmo “normal”. Até lá, o ensino híbrido (presencial e on-line) permite segurança e tranquilidade para o início do ano letivo de 2021 nas escolas salesianas de todo o Brasil.

 

Confira abaixo como está sendo o retorno às atividades em algumas instituições:

 

No Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, em Vitória (ES), seguindo os protocolos de biossegurança dos órgãos oficiais, a escola foi preparada para acolher os alunos, educadores e responsáveis com segurança em 2021. Os cuidados continuam nesse ano letivo e, com isso, o retorno dos estudantes foi realizado alternando as aulas presenciais e virtuais. Organizadas em grupos, as turmas do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do Ensino Médio foram acolhidas pelos professores nas salas de aula da escola e no Microsoft Teams.

 

  

 

A primeira semana de fevereiro marcou o retorno do ano letivo no Instituto Maria Auxiliadora (IMA), em Rio do Sul (SC). O primeiro segmento que abriu as portas foi o Berçário Sentidos da Vida com o retorno gradual dos bebês, garantindo acolhimento e ambientação de maneira mais suave e segura. Os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e dos Projetos de Contraturno tiveram as turmas divididas para cumprir as exigências sanitárias e o lanche aconteceu nas salas de aula para evitar aglomerações. Já o Ensino Fundamental II e Ensino Médio tiveram um retorno diferente. Eles contaram com a Semana Pedagógica On-Line para transmitir informações importantes e esclarecer dúvidas pois, para esse grupo, a escola adotou o modelo híbrido. Enquanto algumas turmas estiverem presencialmente na escola, outras estarão tendo aulas remotamente. Na semana seguinte, a configuração se inverte. O grupo presencial foi recepcionado com máscara personalizada, cartão de boas-vindas e um pirulito para adoçar esse momento especial.

 

   

 

Os olhares atentos e o sorriso estampado foram protagonistas durante o encontro de boas-vindas aos alunos novatos do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ). Os trabalhos foram iniciados na última terça-feira, 02 de fevereiro. As famílias tiveram a oportunidade de participar desse primeiro contato no ambiente virtual em que foram acolhidas pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório; a orientadora educacional, Maria Aparecida Souza Mussi; professores, membros da Pastoral Escolar e a diretora geral do Colégio Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi. Pais e alunos puderam conhecer melhor a metodologia de ensino e as ferramentas tecnológicas, compreendendo mais sobre o processo de adaptação dos alunos durante o ensino remoto.

 

 

Fonte: Uma colaboração das assessorias de comunicação das escolas citadas