eventos e notícias

Seminário Virtual de Socialização de Boas Práticas Remotas com a Coleção Girolhar Em destaque
Evento busca socializar as atividades realizadas nas escolas salesianas do país que geraram resultados positivos, mesmo diante dos desafios da pandemia

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), com o apoio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu o Seminário Virtual de Socialização de Boas Práticas Remotas com a Coleção Girolhar, reunindo práticas das(os) educadoras(es) que driblaram os desafios e se tornaram grandes especialistas em práticas digitais remotas com as crianças da Educação Infantil, reinventando-se a cada dia para dar vida ao cotidiano escolar e para manter os vínculos com as crianças e suas famílias.

 

O evento aconteceu na última quarta-feira (09/12), com a participação de 255 educadoras(es) e teve, como mediadora, Aline Pinto, autora da Coleção Girolhar, lançada pela Editora Edebê Brasil, em 2019, que hoje é utilizada nas escolas salesianas e em várias escolas parceiras, com repercussão positiva em todas as comunidades educativas.

 

Atendendo às orientações de segurança impostas pela pandemia da COVID-19, o Seminário aconteceu na modalidade virtual e, como o próprio nome revela, teve o objetivo de socializar as atividades realizadas nas escolas salesianas do país com a Coleção Girolhar e que geraram resultados positivos, mesmo no contexto de distanciamento social.

 

No período de preparação do Seminário, a RSB-Escolas recebeu 47 relatos de Boas Práticas que foram analisados pela Diretoria Executiva e Assessoria Pedagógica da RSB, com a colaboração da Aline Pinto, a partir dos seguintes critérios: 1) Conexão com a Coleção Girolhar; 2) Criatividade na adaptação das propostas da Coleção Girolhar às aulas remotas; 3) Interação com as crianças;  4) Colaboração entre as crianças nas produções; e 5) Engajamento das famílias. Foram selecionadas 6 Boas Práticas para serem apresentadas no Seminário. Sobre a seleção das práticas, a Assessora Pedagógica da RSB-Escolas, Leoneide Rodrigues, destaca que "não foi fácil escolher as práticas que seriam apresentadas. Todas tinham seu toque de criatividade e emoção. Lendo a descrição de várias práticas, era como se eu estivesse lá. E os vídeos? E as imagens? Foi, realmente, um trabalho que me emocionou. As educadoras são demais e deram um GIRO extraordinário na forma de OLHAR tamanho desafio."

 

O Seminário foi marcado por muito entusiasmo, alegria e interação! Após a Acolhida e a contextualização do evento, pela Diretoria Executiva e Assessoria Pedagógica da RSB-Escolas, o primeiro momento de partilha contou com a participação da Diretora Pedagógica, Gislene Magnossão Naxara, do Colégio Salesiano Santa Teresinha, que relatou, de forma muito salesiana, como foi a interação com as famílias nesses tempos de distanciamento social. Em seguida, a Coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano, Stella Braga, da Escola Salesiana de Brasília, trouxe a partilha sobre o novo formato das aulas remotas na Educação Infantil, que exigiu muita criatividade, utilização de plataformas digitais e o apoio incondicional das famílias. Na sequência, foram apresentadas as 6 Boas Práticas, com a mediação da autora Aline Pinto, que trouxe reflexões, referências, esclarecimentos e destacou a coerência das práticas com a concepção da Coleção Girolhar. Pelo chat, a interação também ganhou vida, com muitas trocas de mensagens, elogios e agradecimentos às educadoras.  As Boas Práticas apresentadas foram:

 

Podcast Infantil: O Girocast (Etapa 3)

Colégio Mazzarello – Recife/PE

Coordenadora Pedagógica: Carla Vaz

Professora: Nathália Gomes

 

Capoeira, Arte e Movimento (Infantil 2)

Instituto Salesiano Dom Bosco – Americana/SP

Coordenadora Pedagógica e Orientadora: Elisangela Giuliato Abrão

Professora: Luane Costa

 

Quitanda com história: “Vamos brincar de feira?” (Etapa 4)

Instituto São José – São José dos Campos/SP

Professoras: Aline Bauab, Magali Barros e Daniela Fonseca

 

Caixa das Engenhocas

Instituto Maria Auxiliadora – Rio do Sul/SC

Coordenadora Pedagógica: Angela Fronza

Orientadora: Elisangela Staloch Beschinock

Professoras: Cátia da Silva, Maiara dos Santos, Maraísa Miguel Vicente, Marcia Klaumann Cardozo, Paloma Laurete

 

A Construção dos Registros de Percurso de Aprendizagem Durante a Pandemia

Instituto Laura Vicuña – Uruguaiana/RS

Coordenadora Pedagógica: Caroline Cardoso

Professora: Juliana Mohamad Delgado

 

Narrativas Pedagógicas

Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS

Coordenadora Pedagógica: Raquel Lempek

Professora: Eduarda de Mello Porciuncula

 

A Diretora Executiva da RSB-Escolas e Coordenadora do Centro Salesiano de Formação, Ana Paula Costa e Silva, destaca como pontos fortes do Seminário o engajamento de todas as equipes e a força da aprendizagem em Rede. Menciona que “cada prática compartilhada servirá de inspiração para muitas outras que farão girar os olhares das crianças”. A também Diretora Executiva da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga, relata sobre o entusiasmo das professoras ao descrever suas práticas: “foi com muita alegria e emoção que acompanhei os relatos das professoras e percebi o quanto elas estavam felizes com o sucesso de suas mediações pedagógicas. Isso evidenciou o quanto a aprendizagem foi significativa e o quanto as professoras incentivaram o protagonismo das crianças, deixando que elas fossem produtoras de cultura”.

 

Aline Pinto considera que “o Seminário foi uma oportunidade privilegiada de compartilhamento de práticas inovadoras que, mesmo à distância, respeitaram tempos, curiosidades e a potência das crianças e de seus familiares. Os participantes deram um show de criatividade, empoderamento e alinhamento à Coleção Girolhar!”.

 

E as partilhas não param por aqui! A RSB-Escolas publicará, em breve, um E-book de Boas Práticas Remotas com a Coleção Girolhar, reunindo as práticas compartilhadas de todo o Brasil Salesiano. 

 

A RSB-Escolas parabeniza a direção, coordenação e educadoras(es) de todas as escolas e agradece a todos que participaram, tornando possível este bonito evento!

 

Fonte: RSB-Escolas