eventos e notícias

Projeto do IMA é selecionado para apresentação em Seminário de Boas Práticas Remotas Nas escolas
Apresentação acontece no Seminário on-line promovido pelo Centro Salesiano de Formação (CSF)

Como proporcionar aprendizagem significativa para as crianças da Educação Infantil nesse ano tão desafiador? Pensando em driblar o distanciamento da escola e ao mesmo tempo estimular o protagonismo dos alunos, um projeto inovador nasceu no Instituto Maria Auxiliadora (IMA), em Rio do Sul (SC): a Caixa de Engenhocas.

 

A proposta de reforçar o vínculo afetivo entre escola e aluno por meio dos materiais da caixa deu tão certo que a ideia foi selecionada para apresentação no Seminário de Socialização de Boas Práticas Remotas com a Coleção Girolhar, promovido pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), na última quarta-feira (9). De todos os projetos enviados para análise, apenas seis foram selecionados para socialização. Assim, a iniciativa desenvolvida pela equipe pedagógica da Educação Infantil do IMA Rio do Sul tornou-se referência nacional para as demais escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).

 

O que chamou a atenção para que o projeto fosse selecionado foi a maneira diferenciada de envolver as crianças na exploração e manipulação dos materiais. A caixa é um convite ao exercício da imaginação e ao estímulo à múltiplas possibilidades de criação. Ao longo do ano, várias caixas foram elaboradas com temas diversificados, levando às crianças objetos com luzes, elementos da natureza, “Sou Cientista”, kit do aprender e sacola de Natal. A entrega das caixas ocorria sempre diretamente aos pais, com horário agendado para evitar aglomerações.

Cada detalhe foi cuidadosamente planejado e executado pela equipe da Instituição, com orientação da Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Angela Fronza, e da Orientadora Educacional da Educação Infantil, Elisângela Staloch.

 

   

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Instituto Maria Auxiliadora (IMA)