eventos e notícias

Rede Salesiana Brasil de Escolas: Juntos para você ser + Nas escolas
Os desafios da pandemia são muitos, mas a Rede Salesiana Brasil de Escolas não mede esforços para te ajudar a mudar o mundo

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) é uma das maiores redes católicas de educação das Américas, reunindo 106 escolas com cerca de 5 mil educadores e 80 mil estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, tendo como diferencial um projeto educativo-pastoral cuja­ finalidade é formar “bons cristãos e honestos cidadãos” que, capacitados nas diversas áreas de conhecimento, colaborem para o desenvolvimento da cidadania global, por meio do humanismo solidário e do compromisso com a ecologia integral.

Partindo das realidades e das culturas infanto-juvenis, respeitando as diversidades culturais e valorizando as histórias de seus educandos, as escolas salesianas propõem a formação científica, socioemocional, sociopolítica, tecnológica, religiosa, ética, estética, protagonista e empreendedora do educando, em vista do exercício da cidadania ativa e responsável.

 

Diante de tantos desafios e incertezas, a escolha da escola que garantirá uma educação de qualidade aos seus filhos e filhas é decisiva para um futuro promissor. Poder contar com uma instituição que garante a qualidade do aprendizado, tanto dentro quanto fora de seus portões, além de promover a alegria de viver e o protagonismo juvenil diante dos desafios do mundo é o que definirá o futuro das novas gerações.

 

O mundo nunca precisou tanto de pessoas com valores, que vivam a vida com esperança, alegria e tenham atitudes éticas, orientadas à verdade e à justiça, em vista da cultura da paz. Por isso, a RSB-Escolas promove ações educativas pautadas na colaboração, na solidariedade e no respeito às diferenças; concilia a excelência na formação acadêmica com a educação em valores; e incentiva o desenvolvimento da motivação, da liberdade, da responsabilidade e do empenho na construção de um mundo melhor.  A formação integral da pessoa é um dos pilares da educação salesiana. Cada educando é reconhecido como um ser único, considerado em todas as suas dimensões e em uma perspectiva que inclui as diversidades e as histórias de cada estudante. Nesse sentido, a escola salesiana é uma parceira da família, pois auxilia no projeto pessoal de vida do estudante, incentivando no desenvolvimento das suas potencialidades e na descoberta do sentido da vida.

 

Na tradição salesiana, todos os membros das comunidades educativas são denominados educadores, pois participam, ativamente, do processo de formação integral dos seus destinatários. A RSB-Escola tem um firme compromisso com a formação continuada de seus educadores, por isso propicia cursos e encontros de capacitação com práticas educativas que visam à excelência do processo pedagógico-pastoral, incentiva o uso de metodologias ativas e da tecnologia educacional digital, sempre com foco na aprendizagem e no protagonismo do estudante, dentro de ambientes que propiciam a aplicação das novas metodologias educacionais e possibilitam que os estudantes se sintam em casa. Seus ambientes educativos oportunizam um fazer pedagógico com espaço para os estudantes se desenvolverem como sujeitos ativos e para participarem, de modo autônomo e colaborativo, de atividades interativas em plena sintonia com seus colegas e educadores.

 

A RSB-Escolas conta com uma editora própria, a Edebê Brasil, que ininterruptamente desenvolve material didático impresso e digital, soluções educacionais, plataforma adaptativa e outros recursos educacionais inovadores, compatíveis com as necessidades dos seus estudantes. No material digital, a tecnologia é explorada como ferramenta para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem, ampliando o conhecimento e tornando as aulas mais interativas, instigantes e colaborativas.   

 

Conheça mais sobre a Rede Salesiana Brasil de Escolas clicando aqui ou assista ao vídeo da nova campanha clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Escolas