eventos e notícias

XVIII ENARSE e XI ENEL on-line Em destaque
Liderança se Faz em Rede: Fortalecendo nossa Missão Educativa em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia

Durante os dias 18, 19 e 20 de agosto, a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) promoveu o XVIII ENARSE (Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil - Escolas) e XI ENEL (Encontro Nacional dos Econômos Locais). Este ano, os encontros foram promovidos de forma on-line devido às limitações impostas pela pandemia da COVID-19.

 

Os encontros deste ano trouxeram como tema: “Liderança se Faz em Rede: Fortalecendo nossa Missão Educativa em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia” e buscaram, durante os três dias, unir saberes e experiências para o enfrentamento coletivo dos desafios sociais e educacionais em tempos da pandemia do COVID-19 e continuar a reinvenção do sistema educacional no pós-pandemia.

 

Para a terça-feira (18), a abertura e acolhida ficaram por conta dos Inspetores Referentes, Ir. Maria Carmelita Conceição, (Inspetoria Laura Vicuña de Manaus); e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, (Inspetoria Salesiana do Nordeste); além dos referentes das Escolas Salesianas da América (ESA), Ir. Ivone Goulart Lopes e Pe. René Antônio Gonzalez; e as diretoras-executivas das RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ana Paula Costa da Silva; sendo a Oração Inicial comandada pela Coordenadora da Equipe Nacional da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil, Ir. Vânia Ojeda (FMA). As atividades do dia foram iniciadas por Dom Eduardo Pinheiro, com a Conferência: “A Comunidade Educativa e o Projeto de Vida do Estudante”. Após o intervalo, as diretoras-executivas da RSB-Escolas abordaram o tema “Projeto de Vida nas Escolas em 2021” e o dia ainda contou com a palestra do Prof.º Adriano Canabarro Teixeira sobre o “Ensino híbrido na pós-pandemia”.

 

 

 

O segundo dia dos encontros da RSB-Escolas contou com a recepção e Oração Inicial do coordenador da Equipe Nacional da Comissão de Pastoral Juvenil, Pe. Wagner Luís Galvão (SDB), seguida da palestra “Cenário econômico na pós-pandemia: oportunidades e desafios para as instituições educativas” com a economista Patrícia Palermo. Após o intervalo, foi o momento dos diretores-executivos e coordenadores da Editora Edebê Brasil falarem sobre “Logística e Sistema de Gestão Acadêmica”. O último tema do dia ficou por conta da Prof.ª Maria Leoneide Rodrigues que falou sobre o “Currículo das Escolas da RSB e Diretrizes para a Educação Infantil”.

 

 

 

Já no último dia dos encontros a recepção e Oração Inicial ficou por conta do diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), Pe. Waldomiro Bronakowski (SDB). Logo em seguida, as atividades do dia começaram com Ricardo Mariz e Leonardo Soares que apresentaram a “Cartografia das Escolas Salesianas”. Após o intervalo, os diretores-executivos e editores apresentaram a Editora Edebê Brasil.

 

 

 

O encerramento dos encontros ficou por conta da vice-presidente da RSB, Ir. Ana Teresa Pinto, (Inspetoria Nossa Senhora da Penha - RJ), e pelos inspetores referentes da RSB-Escolas, Ir. Maria Carmelita Conceição e Pe. Nivaldo Pessinatti.

 

Fonte: RSB-Comunicação