eventos e notícias

Castelo On-line promove Semana do Meio Ambiente Interação
De 02 a 05 de junho, das 15h às 16h, pela Plataforma Microsoft Teams ou YouTube da Instituição / Arte: Paulo Caetano

Com foco nos alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II (a partir do 8º ano), o Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), de Macaé-RJ, realizará a “Semana do Meio Ambiente do Ensino Médio”, por meio de rodas de debate com especialistas convidados, através do Castelo On-line. A programação contará com palestras entre os dias 02 a 05 de junho, das 15h às 16h pela Plataforma Microsoft Teams para os alunos que receberão os links de acesso para as salas virtuais e pelo Canal de YouTube do Instituto para os interessados em participar.

 

Com o tema “Quanto tempo temos?”, a Semana do Meio Ambiente visa discutir os impactos negativos das ações dos seres humanos como:  poluição, destruição do habitat de diversas espécies e o consumo exagerado de recursos naturais, promovendo a sensibilização quanto à importância da preservação e conservação das riquezas naturais.

 

Na terça-feira (02/06), o bate-papo sobre “A utilização de microrganismos benéficos em interação com plantas, a fim de diminuir o uso de agrotóxicos” será com a doutoranda em Biotecnologia Vegetal (pela UENF), mestra em Genética e Melhoramento de Plantas e ex-aluna do INSG/Castelo, Mariana Ramos. No dia 03 de junho é a vez do doutor e mestre em Engenharia de Produção, Henrique da Hora, conduzir a roda de conversa sobre “Desenvolvimento sustentável no empreendedorismo”.

 

Já na quinta-feira (04), os estudantes terão a oportunidade de conversar com a mestra em Engenharia de Reservatório e Exploração e Engenheira de Exploração e Produção de Petróleo, Anna Mara Correa, sobre “O potencial biorremediador das plantas de Restinga ao derrame de petróleo”. E, finalizando a programação, no dia 05 de junho, o bate-papo com o tema “A preservação e conservação do PARNA Jurubatiba” será com o mestre em Engenharia Ambiental e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Católica Salesiana, Marcos Cezar dos Santos.

 

Segundo a professora de Biologia, Sara Nállia Costa, o Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado no dia 05 de junho) quando criado pela ONU, teve como objetivo atrair a atenção das pessoas e dos governos a respeito das preocupações com a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos. Já no Brasil, a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente em 1981, com o intuito de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do país. “Este é o momento ideal para discutirmos sobre o Meio Ambiente. É uma grande oportunidade para corrigirmos e adquirirmos hábitos melhores para nossa relação com o meio no qual vivemos. A ideia da Semana Nacional do Meio Ambiente do Colégio Castelo é levar os estudantes a questionarem atitudes do dia a dia, como por exemplo, uma torneira aberta em demasiado, o desperdício de alimento, lixo descartado no chão e reutilização de resíduos”, explicou a professora, informando que ao longo do mês de junho outras atividades interdisciplinares estarão sendo desenvolvidas.

 

   

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo