eventos e notícias

Colégio Dom Bosco de Santa Rosa completa 60 anos É Festa!
Coordenadora da Pastoral do Colégio Dom Bosco, Fabiana, e Pe. Edvaldo Nogueira

No dia 24 de maio, o Colégio Salesiano Dom Bosco celebra 60 anos de história em Santa Rosa (RS). A escola representa um marco fundamental dos destinos da educação na cidade e na região, sendo referência em um ensino que ultrapassa a sala de aula. Neste ano de comemoração, a escola traz como lema “Educação que Transforma”, ilustrado pelo selo celebrativo que representa o elo aluno-comunidade escolar.

 

Em comemoração aos seus 60 anos de trabalho com a juventude do Rio Grande do Sul, Pe. Edvaldo Nogueira, juntamente com a Coordenadora da Pastoral do Colégio Dom Bosco, Fabiana, e a equipe do aeroporto de Santa Rosa, protagonizou uma bela homenagem à história e contribuição do Colégio para a juventude do Rio Grande do Sul.

 

Pe. Edvaldo, em um voo de ultraleve, percorreu os céus de Santa Rosa abençoando a cidade e pedindo a proteção de Dom Bosco durante este período tão peculiar de isolamento social. O ponto alto do voo foi o momento em que Pe. Edvaldo despeja pétalas de flores abençoadas sobre o Colégio Dom Bosco. Lá embaixo, seguindo todas as orientações de saúde devido a pandemia global da COVID-19, funcionários da Instituição aguardavam a chuva de pétalas no pátio do Colégio.

 

Para assistir ao vídeo completo, clique aqui.

 

  

 

Sobre o Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa (RS)

 

Em 24 de maio de 1960, foi fundado oficialmente o Ginásio Masculino Dom Bosco, no Colégio Santa Rosa de Lima, que teve como primeiro diretor o Pe. Arcanjo Moratelli. Foram os salesianos que chegara em Santa Rosa e deram início ao trabalho de educação diferenciado com base nos ensinamentos de Dom Bosco. Em 1962, iniciou a construção do novo prédio e, em 1966, os alunos já tinham aula. Em 1969, a escola adotou o ensino misto e alunas também passaram a fazer parte do corpo discente. O ano de 1973 marcou o início da autonomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, que teve como primeiro diretor o Pe. Faustino Chiamenti. Entre os anos 1989 e 2000, a Faculdade esteve incorporada à UNIJUÍ. A partir de 1992, teve início novas ampliações da estrutura do colégio.

 

A escola foi pioneira no acesso e disponibilização da informática e se tornou um vetor essencial aos novos rumos tecnológicos, incorporados naturalmente ao longo dos anos. Em 2020, o colégio vem ampliando suas potencialidades e vive uma fase 100% tecnológica, devido ao distanciamento social. Ao longo dessas 6 décadas, os salesianos estiveram sempre envolvidos e representando os ensinamentos de Dom Bosco em todas as fases e transformações da escola.

 

Símbolo de acolhimento e evolução, o Colégio Dom Bosco segue priorizando o potencial educativo e humanizador, mesmo com aulas on-line. A diretora Ieda Maria Gruber destaca que “a escola, seguindo as premissas de Dom Bosco, forma, acima de tudo, ‘bons cristãos e honestos cidadãos’. O Dom Bosco está em constante evolução, sempre pensando no melhor para as famílias. Temos responsabilidade com a região e pretendemos que nossa educação siga ultrapassando gerações”. A escola evolui a cada ano, mantendo-se firme e estruturada, do maternal ao ensino médio.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações do Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa (RS)