eventos e notícias

Como surgiu o Dia Mundial da Educação Em destaque
Educar é muito mais que decorar conteúdos e fórmulas, é formar seres humanos para a vida

Dia da Educação é celebrado em 28 de abril por causa do Fórum Mundial da Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que aconteceu no Senegal, no ano 2000. O evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril em Dakar, capital do país, sendo considerado um marco para o ensino global. A Declaração de Dakar, firmada no dia 28, estabeleceu um pacto entre representantes de centenas de países pelo desenvolvimento e implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tenham acesso à Educação Básica e Secundária. 

 

O Fórum Mundial da Educação, organizado pela Unesco, contou com a participação de cerca de 1.000 representantes de mais de 100 países.  A data é chamada de “marco simbólico” por nunca ter sido devidamente aprovada como data oficial, seguindo os trâmites regimentais da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse marco é celebrado pela importância dada à Declaração de Dakar, ainda no ano 2000.    

 

Objetivos Mundiais para a Educação

 

Conforme item 7 da Declaração de Dakar, os objetivos propostos deveriam ser cumpridos pelos países dentro de quinze anos. Em 2015, portanto, foi realizado outro Fórum da Educação, dessa vez na Coreia do Sul, onde seriam estabelecidas novas metas, válidas até o ano de 2030. Nesse segundo encontro, a Declaração de Icheon foi aprovada. O documento incentiva os países a fornecerem educação inclusiva, igualitária e de qualidade, além de oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida, para todos.  

 

O Fórum da Educação e os objetivos estabelecidos na Declaração de Incheon fazem parte da Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, definidos até 2030. A educação é o 4º de 17 objetivos listados e estabelece a necessidade “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Os ODS também foram definidos em 2015, na 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos estipulam os temas que devem priorizados nas políticas públicas de todo o mundo até 2030. 

 

 

Os Objetivos do Brasil e o PNE

 

No Brasil, em 2015, foi sancionado o Plano Nacional de Educação (PNE). Esse plano consiste em ser um referencial para as políticas educacionais adotadas pelos estados. Com 10 diretrizes e 20 metas, o documento abrange todos os níveis de formação, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. O PNE aborda questões importantes para o ensino brasileiro como a educação inclusiva, taxa de escolaridade, a capacitação dos professores e o ensino profissionalizante. O acompanhamento desses indicadores é feito a cada dois anos.  

 

A Transformação pela Educação

 

A educação, seja a formal, aprendida em sala de aula, ou a aquela aprendida em casa, com as famílias, é essencial para o desenvolvimento humano. A tecnologia tem mudado a educação e a educação muda a sociedade. Educar é muito mais que decorar conteúdos e fórmulas, é formar seres humanos para a vida. 

 

A educação transforma o mundo. É acreditando nisso que os países firmam o compromisso de se unir em prol de metas educacionais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Levar ensino de qualidade a todos é, portanto, um compromisso global. Nesta data, incentiva-se o reconhecimento da importância da educação como direito fundamental na vida de cada indivíduo e na constituição de uma sociedade mais justa e igualitária.

Avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação (Saeb) são ferramentas pedagógicas importantes para medir o desempenho e a evolução dos estudantes. 

 

Fonte: Somos Educação