eventos e notícias

Aulas on-line possibilitam que estudantes entendam a estrutura do Coronavírus Em destaque
Estudos teóricos, iniciados no laboratório de Biologia antes do isolamento social, são continuados em casa por meio de aulas on-line

Ciência e conhecimento a favor da conscientização e da prevenção de doenças. Assim têm transcorrido as aulas e fóruns pelos recursos do Castelo On-line na disciplina de Biologia para os alunos do 9º ano A, B e C do Ensino Fundamental II, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo.

 

Dando continuidade ao conteúdo programático pedagógico, por meio da plataforma Microsoft Teams, a Prof.ª Sara Nália Costa está desenvolvendo estudos teóricos, iniciados no laboratório de Biologia antes do isolamento social, sobre a composição das células e a espécie biológica dos vírus. No início do 1º trimestre, em laboratório, os alunos puderam comparar o crescimento de micro-organismos em mãos sujas e em mãos lavadas e higienizada com álcool 70%. Também foram coletadas amostras das vias respiratórias para verificação do crescimento dos mesmos em meio de cultura, demonstrando a necessidade de cobrir o rosto ao espirrar e tossir.

 

“Com o isolamento, continuamos nossos trabalhos científicos, através de fóruns e debates, por auxílio da plataforma Microsoft Teams. E com os eventos de infecção pelo Coronavírus, os assuntos foram direcionados ao entendimento sobre a atuação deste vírus nas células. Também trabalhamos o sequenciamento do material genético do Coronavírus e sua importância para o desenvolvimento de um potencial combate à COVID-19 (doença causada pelo mesmo)”, explicou a professora, acrescentando que o conteúdo traz questões como a água, sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

 

Em casa e dando continuidade aos estudos, os alunos, juntamente com a professora, estão analisando a estrutura do vírus e das células hospedeiras, observando a membrana formada por lipídios e ainda a ação do sabão na quebra das gorduras. Além de discutirem sobre a desnaturação de proteínas pelo álcool 70% e ainda ressaltarem a importância dos sais minerais e vitaminas numa alimentação balanceada, aumentando a resistência às infecções. “Os resultados da sequência dos estudos sobre o conteúdo foram incríveis!”, revelou Sara Nália.

 

A estudante do 9º ano B, Clara Miki do Nascimento Yamaki, falou sobre como a Biologia está presente no dia a dia. “Com os estudos, aprendi que no nosso dia a dia tudo tem a Biologia, seja na nossa alimentação ou nas interações com o mundo. Nas atividades de laboratório, pudemos ver na prática a importância da limpeza das mãos. Discutimos como o sabão age rompendo as membranas e como o álcool retira água das células, desidratando-as. No fórum de debate, nas aulas on-line, sobre o sequenciamento do genoma, discutimos sua importância para obtermos as informações genéticas do vírus, o RNA”, avaliou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo