eventos e notícias

Estudo à distância nas escolas e centros de formação Em destaque
Instituições estimulam o processo de aprendizagem com o apoio da plataforma da rede, exercícios, jogos, videoaulas, listas de livros, filmes e documentários

Surpreendidos pela quarentena desses dias, as 10 Escolas Salesianas da Inspetoria SDB estão em contato com os seus alunos, estimulando o processo de aprendizagem com o apoio da plataforma da rede, exercícios, jogos, videoaulas, listas de livros, filmes e documentários. Também os Centros de Formação Profissional se movimentam para garantir o processo de aprendizagem à distância.

 

ARACAJU – Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora
Diante do recesso forçado e das incertezas quanto aos próximos dias, o Salesiano Aracaju está focado em manter acesa a chama do aprendizado em nossos alunos, sem perder de vista o nosso carisma. Assim, além de enviar atividades e vídeos para todos, relembrando o que viram em aula, os estimulamos a manter o coração sempre tranquilo e a fé constante, para que passemos por esse momento da forma mais equilibrada possível
Temos a certeza que o momento é de reflexão e aprendizagem conjunta, de crescimento e desenvolvimento para todos. A escola está empenhada em fazer pelas famílias o melhor, seguindo as determinações dos órgãos competentes e buscando as ferramentas disponíveis para facilitar a comunicação e a proposição de atividades diversas. A compreensão de que esta é uma situação única, atípica e incerta, fará com que exercitemos com mais propriedade nossa empatia e tolerância para com o próximo. Que nossa Senhora nos auxilie na construção de uma consciência coletiva baseada na generosidade e no amor ao próximo para que estejamos muito mais fortes no nosso retorno. (Anderson Peralta)

 

BAHIA – Salesiano Dom Bosco e Do Salvador
Com o objetivo de ajudar nossos alunos a manter o ritmo de estudos, durante esse período de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus, nossa Equipe Pedagógica elaborou e disponibilizou no site da Escola uma agenda com atividades diárias para todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Para essa primeira etapa de atividades, visando o reforço da aprendizagem, cada professor selecionou, a partir dos estudos realizados durante o 1º trimestre, lista de exercícios, dicas, roteiros de estudo, sugestões de filmes, links e diversos outros materiais de apoio para dar suporte à experiência de estudo à distância. (Taiana Gama)

 

CARPINA – Escola Salesiana Padre Rinaldi
As aulas estão suspensas totalmente. A Escola está articulando com os professores a possibilidade de colocar atividades no portal para os alunos. Possivelmente, acontecerá na próxima semana. Em relação às vídeoaulas, até o momento não foram iniciadas.

 

FORTALEZA – Colégio Salesiano Dom Bosco
Tendo em vista os acontecimentos acarretados pela disseminação do COVID-19 (Corona Vírus), o Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza suspendeu todas as atividades por 15 dias, a contar do dia 18 de março, seguindo as orientações dadas pelo Governo do Estado do Ceará. Sendo assim, as mesmas atividades serão repostas e devidamente compensadas, afim de respeitar o planejamento escolar de 2020.
Como medida educativa, em parceria com a plataforma Agenda EDU, o corpo docente do colégio irá, a partir dessa segunda, 23 de março, fazer sugestões de leituras e passar atividades pedagógicas, dentro de seus planejamentos trimestrais, para que os alunos consigam desenvolve-las, juntamente com suas famílias, com o intuito de minimizar os impactos que essa paralisação trará à rotina pedagógica e ao rendimento educacional dos estudantes.
Enquanto isso, a Escola permanece seguindo as orientações dos órgãos competentes. (Gabriel Albuquerque)

 

GRAMORÉ-Natal –  Centro Educacional Dom Bosco
Cumprindo as orientações do governo do Estado do Rio Grande do Norte e a prefeitura de Natal por tempo indeterminado, alunos e profissionais do Centro Educacional Dom Bosco encontram-se em casa. As atividades Oratorianas, incluindo a parte lúdica, de esporte e lazer com os alunos foram suspensas. (Padre Gilvan Galdino, sdb)

 

GRANDE NATAL – São José e Parnamirim
Os professores gravaram aulas, que estão disponibilizadas a partir desta segunda (23); também, foi criado um site com várias ferramentas de aprendizagem com vídeos, fotos, jogos, links para livros.
Exercícios online serão enviados para os alunos, com material de leitura como apoio.
Para avaliar a frequência, serão realizadas atividades com o uso do formulário do Google.
Para fortalecer o relacionamento deles com suas famílias, estamos indicando atividades para serem realizadas com seus familiares, inclusive, momentos oracionais, tão presentes no cotidiano salesiano. (Por Marcella Mendes e Cileide Siqueira)

 

JABOATÃO – Centro Educacional Dom Bosco
Aos alunos, foram atribuídas atividades on-line, orientadas e acompanhadas pelas educadoras diariamente por meio dos aplicativo Classroom, Whatsapp e e-mail. Essas atividades são entregues através de e-mail.
Também foi repassado uma lista com mais de 20 opções de cursos gratuitos em plataforma virtual, podcasts e sites para download de livros como sugestão de aproveitamento do tempo para ampliação do conhecimento em diversas áreas. Além disso, as redes sociais também oferecerão conteúdos de relaxamento, bem-estar e qualificação profissional. (Vanessa Mendes)

 

JABOATÃO – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Em reunião realizada na manhã desta nesta sexta-feira, 20 de março, ficou acordada a disponibilização de atividades tanto pela plataforma Edebê como atividades pra os alunos fazerem o download no site do Colégio, a partir da segunda-feira. (Lara Helena)

JUAZEIRO DO NORTE – Colégio Salesiano São João Bosco
A medida tomada pelo colégio neste momento de pandemia foi o estudo à distância, onde foi enviado para todos os alunos um roteiro de estudoS e uma lista de exercícios da Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse primeiro passo foi pensado para o período de 18/03 à 02/04, que é previsto o retorno das aulas.
Vídeo aulas estão sendo gravadas para as próximas semanas. (Henrique Mateus)

 

RECIFE-BONGI – Escola Dom Bosco
Aos aprendizes, foram atribuídas atividades on-line orientadas e acompanhadas pelos instrutores com prazos de entrega por meio de e-mails. Além de orientações do setor psicossocial através de vídeos divulgados em nossas mídias sociais e textos com temas relativos ao cenário atual.
E nosso setor de aprendizagem está orientando aos aprendizes e empresas como proceder neste momento difícil na permanência ou liberação dos mesmos das atividades práticas conforme normativas de órgãos competentes. (Luana Azevedo)

 

RECIFE– Sagrado Coração
A equipe do Salesiano Recife tem disponibilizado material de apoio para os estudantes não ficarem ociosos em casa.
Foram disponibilizadas fichas de apoio, tarefas on-line, através do Google Classroom, sugestão de filmes, documentários e algumas atividades para as famílias desenvolverem com os estudantes nesse momento de isolamento. (André Negreiros)

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga