eventos e notícias

Apenas três ingredientes e uma aula inteira de diversão Em destaque
Em casa, estudantes produzem biscoito caseiro enquanto estudam gênero textual e matemática

Uma atividade saborosa, divertida e cheia de autonomia. Assim foi uma das aulas realizadas pelos estudantes dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, de Macaé (RJ). Orientados pelas professoras, através do Castelo On-line, plataforma utilizada para dar continuidade às aulas em casa, os alunos aprenderam a fazer biscoitos caseiros saborosos com formas personalizadas, a fim de trabalhar a autonomia, a criatividade, gênero textual e matemática da medição.

 

Com apenas três ingredientes que poderiam ser substituídos (como, por exemplo, substituir a farinha de trigo, por aveia, farinha de milho etc.), as professoras Carina Amaral, Érica Flôres, Hilma Martins, Ingrid dos Reis e Edilaila Santos utilizaram a plataforma Microsoft Teams para uma aula prática sobre gênero textual. Para as professoras a plataforma tem mantido de maneira eficaz os processos de ensino-aprendizagem e a continuidade das aulas, oportunizando, em meio à pandemia, que os alunos tenham acesso à escola.

 

“A Receita do Biscoito foi proposta, pois é um gênero textual cujo desafio para a criança de 1° ano, ainda em processo de letramento e alfabetização, é ler, compreender o que lê e produzir um delicioso biscoito com apenas três ingredientes, contando com o suporte do professor e da família”, explicaram as docentes, informando que foi orientada a substituição de ingredientes para que as famílias não tivessem que sair de casa para adquirir nada. “Adorei aprender a fazer biscoitinho. Quando eu crescer vou ficar rica de tanto biscoito que vou fazer para vender”, disse a aluna Sophia Marotta Dias de Azevedo, ao provar o biscoito produzido por ela.

 

    

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa Senhora da Glória, Macaé (RJ).