eventos e notícias

Encontro de Formação Salesiana (EFOS) promove momentos de integração, formação humana e espiritualidade Em destaque
“Foi uma experiência única vermos mais de 175 alunos da 3ª série do Ensino Médio vivenciarem, na alegria da juventude deles, momentos fortes de oração e espiritualidade”

Aconteceu, nos dias 12 e 14 de fevereiro, no Espaço Cultural e nas dependências do Colégio Dom Bosco, o Encontro de Formação Salesiana (EFOS) com as turmas da 3ª série do Ensino Médio das Unidades Nazaré e Paralela, respectivamente.

 

Coordenado pela Pastoral Salesiana, o encontro proporcionou momentos de diversão e união entre os alunos, com bate-papo, dinâmicas, orações e um refrescante banho de piscina. O EFOS visa promover momentos de formação humana e cristã que despertem o compromisso para a valorização da vida por meio da integração, diversão e diálogo com Deus. Mais do que isso, o EFOS proporciona a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, com o enriquecimento pessoal e a descoberta de valores como a vivência comunitária que desperta para o agir solidário.

 

Para o Pe. Magno, coordenador da Pastoral do Liceu Salesiano, o EFOS é um momento especial pois proporciona aos estudantes um dia descontraído, fora do ambiente da sala de aula, em que eles possam se divertir e refletir sobre a própria vida, além de promover o entrosamento entre os jovens.

 

“No caso dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, o EFOS é um dia para que eles possam pensar também sobre seus sonhos e como eles podem ser no mundo, Sal da Terra e Luz do Mundo. Foi uma experiência bastante positiva com alguns momentos especiais e cheias de emoção! ”, explica o Pe. Magno.

 

De acordo com o Salesiano Assistente e assessor de Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco, Gabriel Ferreira, um dos princípios que regem a espiritualidade salesiana é a formação integral da pessoa, ou seja, as instituições educacionais não devem apenas se preocupar com a formação meramente intelectual dos seus educandos. Isso implica afirmar um conjunto de práticas que, junto à formação intelectual e profissional, preenchem lacunas que surgem diante de desafios concretos.

 

“O EFOS visa alcançar tal objetivo, proporcionando aos alunos momentos de espiritualidade, formação humana, convivência fraterna, lazer e espírito coletivo. Foi uma experiência única vermos mais de 175 alunos da 3ª série do Ensino Médio vivenciarem, na alegria da juventude deles, momentos fortes de oração e espiritualidade em que muitos saíram verdadeiramente tocados, além da descontração no lazer e engajamento na construção de um projeto social de ajuda às crianças de uma creche local. Assim, temos certeza de que o legado de Dom Bosco continua vivo e atuante, formando bons cristãos e honestos cidadãos”, disse Gabriel.

 

Ao longo do ano letivo os Encontros de Formação Salesiana acontecerão com a participação de outras turmas do Ensino Fundamental 2 ao Ensino Médio.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Colégio Dom Bosco