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INSA Baturaté se destaca nas práticas pedagógicas inclusivas Em destaque
Clarissa Cardoso, psicopedagoga do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Baturité (CE)

Em 2018, sob a gestão da Ir. Elaine Cristina e orientação da psicopedagoga, Clarissa Cardoso, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Baturité (CE), iniciou a implementação de práticas pedagógicas inclusivas no ambiente escolar, direcionando este processo de forma a efetivar a lei da inclusão.  

 

“Não fizemos tudo! Mas trabalhamos muito”, diz a psicopedagoga do INSA, Clarissa Cardoso. Assim, trabalhando em parceria, escutando as famílias e os alunos, dialogando com colaboradores da escola e trabalhando junto aos profissionais clínicos, o resultado desse envolvimento é refletido nas conquistas dos alunos. Hoje, o INSA Baturité é referência nas ações pedagógicas direcionadas à inclusão, sendo a primeira escola particular da região a oferecer atendimento educacional especializado na sala de recursos.

 

Clarissa Cardoso desenvolveu modelos de cadernos com pautas adaptadas para atender as necessidades dos alunos em processo de alfabetização, bem como alunos com autismo, TDAH, baixa visão e limitações motoras e, em 2018, seu trabalho foi reconhecido e aprovado no Congresso Internacional de Autismo no Brasil. Em 2019, outras contribuições pedagógicas, no contexto da educação inclusiva, também foram desenvolvidas. Um exemplo disso foi o perfil de acompanhamento escolar criado para crianças com cérebro autista.

 

A psicopedagoga ainda participará, em janeiro de 2020, de um estágio multidisciplinar em Lisboa (Portugal). O estágio oportunizará os conhecimentos mais atuais em neurociência e a possibilidade de participar ativamente em todas as atividades de avaliação e intervenção nas Perturbações/Transtornos da Aprendizagem baseadas em modelos de Avaliação e Intervenção eficientes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), Baturité (CE)