eventos e notícias

VII Colóquio Literário é realizado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora Em destaque
Com convidados ilustres e interação entre os alunos, VII Colóquio ainda lança nova coleção da Editora Edebê Brasil  

Nos dias 02, 03 e 04 de outubro, foi realizado, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Manaus (AM), o VII Colóquio Literário. A abertura deu-se, como de costume nas Casas Salesianas, com uma oração realizada pela Diretora Pedagógica, Profª. Luciana Catão. Em seguida, houve a composição da mesa e a execução do Hino Nacional Brasileiro.


Dando continuidade à programação, houve a apresentação da aluna Larissa Sena, interpretando a música Amazonas Moreno, de Celdo Braga, com participação da Diretora Institucional, Ir. Vera Regina, ao violão e da professora de música, Hacara Oliveira, na percussão.


1º DIA - Presença Ilustre


O primeiro dia do Colóquio contou com a presença do poeta e músico Celdo Braga como escritor convidado e homenageado nesta edição 2019. O poeta realizou a palestra de abertura do evento, na qual, além de falar sobre sua literatura, fez a exposição da sua mais nova experiência musical com o grupo Gaponga. Celdo tem realizado pesquisa com bioinstrumentos, utilizando sons tirados de elementos da natureza.

Também houve o lançamento da coleção MOTYRÕ da Editora Edebê Brasil, com os autores Cristino Wapichana e Tiago Hakiy, que realizaram uma sessão de autógrafos dos livros na praça de alimentação da escola.

2º DIA - Da sala de aula ao Palco

O segundo dia do VII Colóquio Literário do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora foi marcado pelo protagonismo dos educandos. Num show de autonomia, animação, dedicação e comprometimento, os alunos do Ensino Fundamental II declamaram poemas autorais utilizando a Literatura de Cordel. E, para finalizar as atividades da manhã, os alunos do Ensino Médio mergulharam na dramaturgia, encenando Clássicos da Literatura Brasileira, como:

1ª Série: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

2ª Série: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Machado, com um jeito inovador, amazonense e romântico.

O Terceirão: Adaptação de O Quinze, de Raquel de Queiroz, com uma maneira atual, cômica e emocionante.

3º DIA - Self-service de leitura.

No terceiro e último dia do Colóquio Literário do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a proposta foi ter os leitores conversando com outros leitores e fazendo links com os diversos componentes curriculares, propiciando um encontro de linguagem.

Para os visitantes (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), foi oferecido um cardápio de estilos e gêneros literários, para o leitor fazer sua escolha, servir o seu prato literário e deliciar-se do momento, assim trabalhando o Estilo Salesiano de educar, com os alunos sendo os protagonistas do aprendizado o que a BNCC normativa e orienta no novo contexto educacional brasileiro.

Idealizadora do Colóquio

O Colóquio Literário foi idealizado pela professora de Português e Redação Sônia Alves, nessa sétima edição teve como tema "Navegando nos rios da leitura”, o evento utilizou-se de uma série de linguagens e atividades multidisciplinares para tornar a literatura mais atrativa e interessante para os estudantes da era digital.

 

  

 

Para mais fotos do evento, clique aqui.
 

Fonte: Colégio Nossa Senhora Auxiliadora