eventos e notícias

Coleção Nautas utiliza metodologias inovadoras na educação Nas escolas
Formação para a nova coleção do Ensino Fundamental I da RSB-Escolas tem a nova BNCC e Sistema Preventivo Salesiano com base norteadora

No sábado (31), docentes e coordenadores pedagógicos da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), Polo BH, estiveram no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), para a formação da Coleção Nautas, produzida pela Editora Edebê Brasil, para o Ensino Fundamental I.

 

Segundo a editora, a Coleção Nautas chegará às escolas em 2020, com uma proposta real de colocar as crianças no centro do processo de aprendizagem, construída com base nas premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Sistema Preventivo Salesiano e metodologias inovadoras.

 

“Este é um material maravilhoso que chega para nos mostrar que nossas crianças mudaram e que nós precisamos avançar no ensino para as gerações futuras. Todo conteúdo está conectado à Base Nacional Comum Curricular, que prioriza temas importantes como a sustentabilidade. Além disso, a Coleção Nautas se preocupa com a formação do pensamento crítico e com as habilidades que precisam ser desenvolvidas nos alunos que já iniciam na Educação Infantil com importantes conhecimentos sobre a linguagem de programação”, explicou a gestora pedagógica do INSG/Castelo, Cintia de Castro Manhães.

 

“Foi um momento muito bacana de troca e riqueza de experiências. Sem contar que o material traz conteúdos que levarão os alunos a pensar e a criar, pois cada vez mais precisamos incentivar que encontrem suas respostas e ganhem competências que lhes tornarão bons cristãos e honestos cidadãos”, disse Maíra Neto Manhães, professora de Ensino Religioso, do Colégio Laura Vicunha, seguida da professora de Matemática, Débora de Azevedo Gomes Tavares, do Colégio Dom Bosco que acrescenta: “As autoras nos deixaram muito à vontade para entender esse processo que não é conceitual, mas de construção”.

 

A formadora e uma das autoras do Livro de Língua Portuguesa da Coleção Nautas, Fernanda Petrezin, revelou que o objetivo da formação foi fazer com que os professores conhecessem e se encantassem com a Coleção para que possam passar isto aos pais e alunos, através de experimentação prática do material.

 

“O objetivo maior desta Coleção é transformar nossos alunos em cidadãos ativos que poderão transformar a sociedade em que vivemos. Os professores daqui participaram com entusiasmos e encantamento. Toda vez que venho aqui, saio renovada”, revelou Fernanda.

 

“A ideia é fazer com que o aluno pense, analise e justifique, por meio de todos os componentes curriculares, desenvolvendo o conhecimento para que a aprendizagem seja efetivada. As professoras interagiram o tempo todo com muita criatividade, tornando esse sábado prazeroso”, finalizou Izabel Lombardi, colaboradora do Livro de Matemática da Coleção Nautas.

 

  

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, Macaé (RJ)