eventos e notícias

Docentes refletem sobre a missão de educar Em destaque
“Somos educadores de uma escola católica salesiana, temos um diferencial por termos aqui o exercício da vocação que é um dom que Deus nos deu”

Docentes e colaboradores do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo) participaram de mais um Programa de Formação Continuada (Profoc) neste último sábado (03), com a presença da diretora da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), Ir. Adair Sberga, e o professor mestre, doutorando em Educação e diretor da Apoio Estratégico, Ivan da Cunha.

 

Após o café de boas-vindas, a gestora pedagógica, Cintia Manhães, falou sobre a importância deste momento de atualização pedagógica, mas também de aplicação de mais uma pesquisa interna. "Muitas decisões tomadas e mudanças que a escola tem feito são resultado das análises de avaliações dos processos, que temos aplicado em parceria com a Apoio Estratégico. Esta avaliação nos auxiliará muito neste segundo semestre, mas também para projetarmos 2020", salientou.

 

"Por incrível que pareça, implantar uma cultura avaliativa entre nós é muito mais complexo. Empresas grandes levam anos para que os colaboradores tenham segurança para avaliar. Nós aplicamos a avaliação em ritmo de auditoria, ou seja, por meio de um questionário, onde não há a necessidade de identificação. Os questionários são lacrados e levados para São Paulo e, após a análise dos dados, a gestão recebe os resultados tabulados. O que as irmãs salesianas têm feito é criar um processo de escuta equilibrada e com seriedade, para uma construção coletiva", explicou o diretor da Apoio Estratégico, Ivan da Cunha.

 

Na ocasião, todos conheceram os projetos desenvolvidos pelos Jovens Cientistas Salesianos, um programa de incentivo à pesquisa científica, que acontece em parceria com a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA, destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Castelo.

 

Em seguida, os professores puderam participar de uma palestra, ministrada pela diretora executiva da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga, cujo o tema foi "A Epistemologia do Professor". "A ideia foi falar sobre a formação da nossa pessoa e sobre a formação dos nossos alunos. Somos educadores de uma escola católica salesiana, temos um diferencial por termos aqui o exercício da vocação que é um dom que Deus nos deu, contando conosco para ajudar na formação de outras pessoas. Não basta transferir um monte de conteúdo, vai além disto. É algo muito mais profundo. O aprendizado é uma das estratégias, porque formar mesmo é ajudar no desenvolvimento integral de uma pessoa", disse Ir. Adair.

 

  

           

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo