eventos e notícias

Primeira Simulação da Câmera dos Deputados na Bahia Geral
Projeto Simulação ONU visa exercitar a diplomacia, com atividades baseadas no que ocorre, de fato, na geopolítica

Os Colégios Salesianos Bahia estão participando do Projeto Simulação ONU, desenvolvido pela Internationali Negotia, que visa exercitar a diplomacia, com atividades baseadas no que ocorre, de fato, na geopolítica local, e mundial, abordando os fatos históricos diacrônicos e sincrônicos. Neste ano, a Simulação foi dividida em quatro fases. A terceira etapa ocorreu nos dias 27 e 28 de julho, no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), sendo a primeira escola da Bahia a sediar o evento.

 

“A Simulação das Nações Unidas (ModelUN ou MUN) é uma simulação em que estudantes aprendem sobre diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e através de discussões em equipes. Estima-se que existam cerca de 400 simulações por ano ao redor do mundo – e diversas universidades e escolas adotaram o modelo como uma atividade extracurricular alternativa ao aprendizado tradicional. Um destes modelos é a Harvard National Model United Nations (HNMUN) – a maior, mais antiga e mais prestigiada conferência do tipo. Fundada em 1955 – apenas uma década depois da criação das Nações Unidas – a conferência é organizada anualmente por alunos do Harvard College e podem participar estudantes de qualquer universidade ao redor do mundo. ”

 

Pela primeira vez, na Bahia, aconteceu uma simulação da Câmara de Deputados, com o tema “Viva a Câmara e o senado”, que busca trabalhar as mais diversas comissões com a produção de leis federais, como a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO).

 

O estudante que passar para a próxima fase estará mais próximo de garantir o prêmio da Simulação ONU, que visa proporcionar uma experiência enriquecedora: uma viagem para conhecer a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América (EUA).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégios Salesianos Bahia