eventos e notícias

Rede Salesiana Brasil presente no Congresso Internacional da OIEC em Nova York   Em destaque
Rede Salesiana Brasil presente no Congresso Internacional da OIEC em Nova York  

Nos dias 5 a 8 de junho, a Rede Salesiana Brasil esteve presente no Congresso da OIEC 2019 em Nova York, sendo representada pela diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), Ir. Adair Aparecida Sberga. O Congresso deste ano teve como tema: “Educar no humanismo solidário para construir ‘uma civilização de amor’. As escolas católicas se comprometem”. O evento foi sediado pela Fordham University – Universidade Jesuíta de Nova York, Campus Lincoln.

 

Além dos laboratórios disponíveis em vários idiomas, os participantes puderam contar com muitas palestras, conferências e contribuições de educadores dos 5 continentes do mundo, além de uma audiência na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Durante o evento, os participantes receberam o livro “Escuelas con Corazón - Las escuelas católicas del mundo educan en el humanismo solidario y sostenible” (Escolas com Coração – As escolas católicas do mundo educam no humanismo solidário e sustentável), um compilado de experiências das escolas católicas de todo o mundo. Dentre todas as contribuições deste livro, encontram-se 24 práticas das escolas salesianas, as quais foram agregadas ao material como exemplo de boas condutas a serem seguidas por escolas católicas do mundo para a construção de uma sociedade mais solidária e sustentável.

 

O encontro foi fortemente focado no Laudato Si (a segunda encíclica do Papa Francisco) e na contribuição das escolas católicas do mundo para educar à solidariedade, humanismo e a salvaguarda da Casa Comum. Assim, Educatio Si pode ser traduzido para "Ser educado" e, através dessa mensagem, a OIEC quis simbolizar a ligação entre as duas diretrizes da Educação Católica: o plano de Educação 2030 da ONU e a encíclica Laudato Si do Papa Francisco, por isso, Educatio Si é o símbolo do forte compromisso da OIEC em alcançar a educação para todos, associada à palavra de Deus.

 

Os participantes do congresso representaram cerca de 210.000 escolas de mais de 100 países do mundo, em prol de uma educação mais humanista para 46 milhões de estudantes.

 

  

 

Fonte: RSB-Escolas, com informações da OIEC