eventos e notícias

Colégios Salesianos Niterói promovem Feira Literária É Festa!
Colégios Salesianos Niterói promovem Feira Literária

Uma nova edição da Feira Literária foi projeto dos Colégios Salesianos de Niterói (Colégio Salesiano Santa Rosa e Colégio Salesiano Região Oceânica), promovido pela bibliotecária Amélia Ferreira e realizado entre os dias 2 a 12 de abril. Acontecendo pela primeira vez no Colégio Salesiano Região Oceânica e pela décima quarta vez no Colégio Salesiano Santa Rosa, o tema do evento deste ano foi desenvolvido a partir da obra “O Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato.

 

A feira, voltada para todas as idades, se desenvolveu através de brincadeiras e de atividades culturais relacionadas ao tema e a outros livros. No Colégio Salesiano Região Oceânica, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de assistir uma performance musical do artista Leonardo Braz, um dos autores do livro “Cores e Flores”, e de se divertir com a autora Elaine Furlani, que contou histórias do seu livro “Vicente que esqueceu de ser gente” através de uma apresentação de teatro.

 

Nos dois colégios, dando ênfase ao tema da feira, a autora Mônica Martins narrou a história do seu livro “Uma Família para Emília”, dando a oportunidade, após a leitura, para os alunos do 2ª ano confeccionarem e escolherem o nome de um irmão e uma irmã para a protagonista do livro. Já em um momento diferente, os alunos do Ensino Fundamental II leram algumas histórias para os alunos do Ensino Fundamental I. Continuando o cronograma do evento, o Diretor da Pastoral dos Colégios Salesianos Niterói, Pe. Denis Dutra Marques, ministrou um bate-papo sobre as práticas de leitura e escrita nos dias atuais, e a professora Ana Paula Simão deu uma palestra sobre o livro “A hora de alimentar serpentes”, da autora Marina Colasanti.

 

No teatro, as turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio participaram de uma conversa com o professor Rodolfo Lobato, voltada ao assunto “A Mulher na literatura africana e brasileira a partir da análise das obras de Machado de Assis e Mia Couto”.

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco