eventos e notícias

O carnaval salesiano 2019 pelo Brasil É Festa!
O carnaval salesiano 2019 pelo Brasil

O Carnaval é um momento de alegria e festejos com os amigos e familiares. Nesse sentido, as instituições salesianas não pouparam esforços para celebrar este grande evento e transmitir a alegria e a animação de ser salesiano. Confira as fotos e as atividades que aconteceram em algumas instituições da RSB pelo Brasil:

 

No Salesiano São José, em Natal-RN, a folia de momo foi cheia de significado. Com o tema “Ecofolia, alegria que contagia!”, a festa carnavalesca trabalhou sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nos dias que antecederam o evento, as turmas do Fundamental I e II prepararam adereços – como chapéus e chocalhos - com materiais reciclados, confeccionaram o próprio confete e estudaram sobre o conteúdo abordado. O resultado foi uma bela festa em alusão à natureza. Na sexta-feira (01), as turmas ganharam o pátio e o ginásio Juvino Barreto. Com seus estandartes, os alunos desfilaram seus blocos, fantasias e coloriram o evento com muito confete e serpentina, além, é claro das marchinhas carnavalescas que animaram a festa. 

 

  

 

Ao som de manchinhas carnavalescas, confete e serpentina, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Salesiano de Belo Horizonte puderam se divertir, ao mesmo tempo em que aprendiam sobre a valorização da música brasileira, o desenvolvimento da interação e o tratamento e respeito às diferenças culturais. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio realizaram o “Dia D”, onde eles se fantasiaram e entusiasmaram os demais presentes na área de convivência da escola.

 

  

 

Recife foi sede do Salé Folia 2019. Em sua 9ª edição, o evento do Colégio Salesiano Recife trouxe o tema “Frevo que sacode o Salé, no ritmo da força de cada Mulher” e saiu às ruas do bairro da Boa Vista com muita animação fazendo seu tradicional arrastão de frevo e um verdadeiro desfile de fantasias. Entre confetes e muita alegria, o Infantil 4 desfilou com o “Bloco Abre Alas”, em alusão à música de Chiquinha Gonzaga feita em 1899 para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. O sucesso é conhecido como a primeira Marchinha de Carnaval e sua história foi abordada didaticamente em sala de aula.

 

  

 

Com o tema “Ecofolia, alegria que contagia”, a folia carnavalesca do Colégio Salesiano Dom Bosco de Parnamirim (RN), além de muito animada, trabalhou a temática da sustentabilidade e do meio ambiente com os educandos. Em sala de aula, o assunto foi abordado nas semanas que antecederam o carnaval. 

Na quinta-feira (28), o pátio central da escola foi tomado pela alegria dos alunos da educação infantil ao ensino médio. O que se viu foi um grande desfile de fantasias, adereços e muitos confetes e serpentinas. Para acompanhar o momento, marchinhas carnavalescas e muitas outras músicas compuseram a trilha sonora da festa. 

 

  

 

No tão esperado Baile de Carnaval do CCA Dom Bosco, cada oficina fez uma apresentação, mostrando o carnaval regional brasileiro. A oficina de culinária trouxe o Carnaval do Centro Oeste. A turma da manhã, com o Bloquinho do Frei Mariano, entrou com apenas um pé calçado, em busca do outro pé, cantando a marchinha mais popular; já a turma da tarde escolheu o Bloquinho Pacotão, fazendo referência a época da ditadura. A oficina de Artesanato representou o Sudeste, com seus bloquinhos de rua e as escolas de samba. O Circo fez a tradicional Dança Pau de Fitas, tão presente no carnaval da região sul. A Oficina de Música cantou a marchinha “Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim”. A oficina de futsal confeccionou os abadás representando o Nordeste, além disso, eles decoraram o salão fazendo o público lembrar da Bahia. Para encerrar, a oficina de Expressões trouxe as danças típicas do Norte.

 

  

 

Fonte: Uma colaboração das assessorias de comunicação das instituições citadas