eventos e notícias

Volta às aulas nas Instituições Salesianas É Festa!
Volta às aulas nas Instituições Salesianas

Pouco a pouco, as instituições salesianas estão retornando às atividades e acolhendo os novos alunos e suas respectivas famílias, assim como os alunos antigos, os professores e toda a equipe para o início de mais um ano letivo. Valendo-se dos ensinamentos de Dom Bosco, de Madre Mazzarello e da Tradição Salesiana, a Comunidade Educativa da Rede Salesiana Brasil se coloca, mais uma vez, a serviço das crianças, adolescentes e dos jovens, buscando, em todas as suas ações, favorecer as relações do humano com Deus.

 

Confira o início das atividades em algumas instituições salesianas pelo Brasil:

 

A acolhida de volta ás aulas do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) aconteceu em etapas. Na Segunda-feira (28/01) quem veio primeiro para escola foram os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Na manhã da terça-feira (29/01) foram recebidas as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II. Aos poucos, foram chegando, na quarta-feira (30/01), os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e a 2ª série do Ensino Médio. Na segunda-feira (04/02) foi a vez dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil. Ainda irão chegar, na segunda-feira (11/02), o Grupo 3 da Educação Infantil e, na segunda-feira (18/02), o Grupo 1, 2 da Educação Infantil.

 

Confira o vídeo da matéria de volta às aulas feita no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela)

 

  

 

Colégio Salesiano do Salvador também adotou uma volta às aulas por etapas. As turmas ímpares do Fundamental I foram acolhidas na manhã da segunda-feira (28/01). Já na terça-feira (29), foi a vez das turmas pares serem acolhidas. Os estudantes foram acolhidos pela Pastoral, Equipe Pedagógica e pelo novo diretor, Pe. Eudes Barreto Fernandes, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

 

  

 

Os colégios Salesiano Dom Bosco ParnamirimSalesiano São José Natal deram início às suas primeiras turmas de educação infantil. No auditório, as equipes pedagógica e de pastoral coordenaram um momento racional seguido de uma divertida atividade com as crianças, para que o novo ambiente escolar se torne familiar com mais rapidez. Os pais acompanharam e participaram de toda a acolhida deste primeiro dia de aulas.


Em suas salas de referência, as crianças pintaram, desenharam e participaram de dinâmicas de convivência. A tarde ainda contou com brincadeiras no parquinho, para deixar a rotina mais descontraída.

 

  

 

Para o retorno às atividades, o Colégio Auxiliadora Petrolina proporcionou aos alunos a “Semana de Convivência Salesiana”, visando integrar a comunidade educativa e os diversos segmentos da escola num momento de partilha e interação entre veteranos e novatos.

 

A Semana de Convivência contou com inúmeras atividades esportivas e culturais, story telling, atividades em grupo e interdisciplinares, e ainda contou com uma programação especial para os alunos do ensino médio que puderam participar de um momento com ex-alunos do colégio, os quais expressaram a alegria da experiência da aprovação em diversas Universidades.

 

  

 

Veteranos e calouros da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA - foram especialmente recepcionados nesta segunda-feira, 11, por professores, direção e coordenadores. Ainda na recepção do Bloco B os alunos receberam as boas-vindas da Pastoral Universitária, sendo então, direcionados para sala de aula.

 

Já os alunos do curso de comunicação fizeram uma visita guiada pelas futuras instalações do Centro de Produções e Estudos Midiáticos (CEPEM), que passará a funcionar no Bloco A.

 

 

 

Em clima de animação, os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul, foram recepcionados para o início do ano letivo. Foi um dia especial de acolhida, de reencontros e de vivência do verdadeiro espírito de alegria, paz e otimismo salesiano. No prefácio do livro "Evangelii gaudium com Dom Bosco", o Papa Francisco enfatiza que Dom Bosco foi portador da alegria do Evangelho. Sempre feliz e acolhedor, para Dom Bosco, a santidade consistia em ser muito feliz.

 

Desde a entrada na escola, os alunos e familiares puderam contar com muita música, apresentações e um grupo artístico que animou o retorno às atividades (Para assistir ao vídeo de início das aulas, clique aqui).

 

  

 

A Rede Salesiana Brasil deseja que esse ano letivo seja mais uma oportunidade de propagarmos o carisma salesiano, levando os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello cada vez mais longe.

 

Fonte: Uma colaboração conjunta das Assessorias de Comunicação das instituições citadas.