eventos e notícias

Professores Salesianos fazem mestrado com renomada universidade chilena Em destaque
Professores Salesianos fazem mestrado com renomada universidade chilena

Uma iniciativa internacional de “Mestrado em Educação” está sendo aplicada, de forma inédita, na capital baiana com um grupo de 20 professores das escolas Salesianas em Salvador e em outras unidades do Nordeste da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) e convidados. O curso, viabilizado através de convênio entre o a Inspetoria São Luiz Gonzaga, o Colégio Dom Bosco (Paralela) e a Universidad de Santiago de Chile (USACH), tem a gestora do Polo Nordeste da RSB-Escolas, Valeria Rodrigues, como responsável direta no Brasil.

 

O curso stricto sensu tem duas linhas de pesquisa: Gestão Educacional e Currículo & Avaliação. O mestrado interinstitucional, que serve como instrumento de formação continuada para os professores, foi iniciado no ano 2013. Portanto, já estamos na quarta turma de formação. As aulas presenciais são realizadas semestralmente e as virtuais, através de uma plataforma na internet. As defesas de dissertações acontecem na sede da instituição de ensino superior chilena.

 

O coordenador do mestrado, o professor-doutor chileno, Daniel Rios, acredita que o curso vai gerar desdobramentos positivos na qualidade do ensino oferecido nos colégios aonde atuam os mestrandos. “Esse mestrado deve ter impacto muito forte na aprendizagem porque vai melhorar a gestão de direção de escola e na gestão pedagógica nas dimensões de currículo e avaliação. Os de uma linha de pesquisa vão melhorar na gestão escolar em planejamento estratégico, gestão administrativa e gestão financeira e os da outra linha, no estudo dos problemas educacionais, escolares e de sala de aula”, ressalta.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Colégio Dom Bosco - BA