eventos e notícias

Rede Salesiana Brasil participa da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018 Em destaque
Evento acontece este mês, em Brasília, nos dias 21, 22 e 23

Neste mês de novembro, nos dias 21, 22 e 23, Brasília sedia a terceira edição da CONAE - Conferência Nacional de Educação - que, em 2018, traz como tema central “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

 

A Rede Salesiana Brasil marca presença no evento por meio da diretora executiva da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga, que, hoje (22), foi palestrante do Colóquio nº 06, com o tema “Políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação”.

 

 

A CONAE é articulada e coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), que é um colegiado – instituído pelo PNE de 2014 no âmbito do Ministério da Educação – composto por órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade.

 

A terceira edição da Conferência conta com o envolvimento de 1.500 pessoas, entre convidados, palestrantes e delegados (as) natos e eleitos de 26 Estados e do Distrito Federal, representantes dos diversos segmentos, de pais, estudantes, professores e gestores, e dos mais diversos setores da educação, indicados por entidades regionais, como prevê o Regimento Interno da Conferência.

 

A partir do tema central da CONAE 2018 - “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” – há uma subdivisão em eixos temáticos abordados no Documento Referência da Conae (elaborado pelo FNE para orientar os debates durante as etapas da Conferência):

 

  1. O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
  2. Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
  3. Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
  4. Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
  5. Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
  6. Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
  7. Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; 
  8. Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Para conhecer o regimento interno da CONAE 2018, clique aqui.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – RSB, com informações do site da CONE 2018