eventos e notícias

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu em todo o Brasil neste domingo (04) e, para se prepararem para o dia de prova, os alunos salesianos puderam contar com todo o apoio das instituições.

  

Na última quinta-feira, 1º de novembro, os estudantes dos colégios Salesianos São JoséDom Bosco tiveram uma manhã toda especial para encarar a maratona de provas dos dois domingos. Na programação, os alunos puderam contar com o auxílio do Serviço de Acompanhamento Psicopedagógico (SAP) com dicas e orientações importantes para os dias que antecedem as provas. Houve ainda a celebração da Missa de Envio com a simbólica bênção das canetas que serão usadas nos dias de provas e o tradicional “Pulo na Piscina” para celebrarem, também de forma simbólica, o encerramento do ano letivo.

Segundo a psicóloga escolar Giovanna Medeiros, após a longa preparação de cada aluno, o momento é de buscar um relaxamento para tornar a proximidade da prova a mais leve possível, seja com auxílio religioso ou recreativo.

“O momento de preparação para o Enem é árduo e sua jornada contempla dez meses de dedicação e rotina intensa. Por vezes, o aluno precisa abdicar de momentos de lazer e família em prol do sonho de ser aprovado no curso desejado. Assim, reconhecemos que cada período ao longo dessa caminhada se torna essencial para essa conquista e o momento de fortalecimento emocional é um deles. Afinal, esses dias que antecedem a prova devem ser dedicados a flexibilização das atividades e desaceleração da rotina de estudos, afim de evitar uma sobrecarga. Portanto, esse momento não deve ser dedicado às atividades que possam gerar mais tensão, e sim, às atividades de relaxamento corporal, preparação psicológica e/ou espiritual para que possam auxiliar na segurança e consolidar o conteúdo apreendido”, explicou.

 

   

 

O Open Day ENEM 2018 foi mais uma etapa culminante do projeto de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e contou com a participação de alunos e pais da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco e mais educadores, convidados e expositores.

 

Foram 24 horas de atividades divididas em dois dias. Começando em 26/10 às 17h30min e terminando às 6h do dia 27/10. Uma verdadeira imersão em estudos de uma forma diferenciada: uma maratona enriquecedora. O evento foi uma atividade de estudos intensivos focada no ENEM 2018, constituída por desafios pedagógicos relacionados aos cinco eixos cognitivos, que são as competências comuns a todas as áreas de conhecimento: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas.

 

O evento buscou resgatar aspectos importantes da aprendizagem desenvolvidos nas séries do Ensino Médio, além de estimular o enfrentamento de desafios e reduzir o nível de stress e ansiedade com a proximidade das provas. Para assistir a reportagem sobre o evento, clique aqui

 

  

 

No Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio farão uma semana de revisões especificas e de aulões, entre os dias 05 a 09 de novembro. Os alunos contam com o Rodízio no tempo certo, com resolução de questões com comentários e gestão de tempo. Já os aulões interdisciplinares acontecem na quarta-feira (07), com o tema: Energia e sustentabilidade, envolvendo Química, Biologia e Física.

 

 

Sobre o ENEM

 

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

 

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

A primeira fase do ENEM 2018 aconteceu em todo o Brasil neste domingo (04) com a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No próximo domingo (11), os alunos participarão da segunda fase do exame que conta com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

 

Para mais informações, acesse o portal do MEC.

 

Fonte: Uma colaboração das escolas citadas