eventos e notícias

Abertura do XVI ENARSE e do IX ENEL em Brasília Em destaque
A programação foi organizada de modo a possibilitar a imersão em grandes temas da atualidade

Começou, nesta quarta-feira (26), em Brasília-DF, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), o XVI Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE). Neste ano o evento acontece integrado ao IX Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL) e prevê três dias de palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos e painéis formativos. Estão reunidas cerca de 350 pessoas, entre diretores da RSB, diretores das escolas salesianas, ecônomos, gestores e animadores de polo.


Nesta edição, os trabalhos serão norteados pelo tema: “Inspirados no sonho dos nossos fundadores, fortaleçamos a unidade da nossa rede e consolidemos ações eficazes no cenário de mudanças educacionais”.

 

A mesa de abertura foi composta pela presidente da Rede Salesiana Brasil, Ir. Ana Teresa Pinto e o vice-presidente, Pe. Gildásio Mendes dos Santos; assim como pela diretora executiva da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga; pelo diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. José Marinoni; pelos inspetores referentes: Ir. Maria Carmelita Conceição e Pe. Nivaldo Pessinatti; e pelos membros do Conselho Geral dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, Pe. René Antonio Santos e Ir. Ivone Goulart.

 

Na aberturas evento, a diretora executiva da RSB-Escolas, Ir. Adair Sberga, explicou que o maior objetivo do encontro é ampliar a visão de Rede: “Vamos fortalecer a missão Educativa Salesiana, considerando o contexto atual da educação e da economia brasileira.”

Para Ir. Adair Sberga, o cenário de incertezas e mudanças aceleradas tem exigido dos dirigentes amplos conhecimentos sobre o cenário educacional. “Além da qualificação profissional permanente, para que possam desenvolver uma gestão eficaz e sustentável, atenta às oportunidades, precisamos ser comprometidos com os princípios e valores salesianos” ressaltou.

 

A programação foi organizada de modo a possibilitar a imersão em grandes temas da atualidade, que tanto interessam ao corpo gestor da Rede Salesiana Brasil, bem como a socialização dos projetos, de grupos de trabalho, perspectivas, além da construção colaborativa de propostas para o futuro.

 

Pe. José Marinoni deu as boas-vindas aos participantes e conclamou a todos a avançar nesses três dias: “Aproveitem esses momentos que são preciosos. Momentos preciosos de convivência familiar. Somos família, a família Salesiana, Irmãs, Padres, leigas e leigos, somos família e temos que vivenciar esse espírito. Esses dias que serão dias de convivência fraterna e de crescimento humano e intelectual”.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação RSB