eventos e notícias

1ª Semana Literária alusiva aos 90 anos do IMA Rio do Sul É Festa!
1ª Semana Literária alusiva aos 90 anos do IMA Rio do Sul

Entre os dias 18 a 20 de setembro, aconteceu, no Instituto Maria Auxiliadora (IMA) Rio do Sul, a 1ª Semana Literária Alusiva aos 90 anos de fundação do IMA. O evento envolveu mostras literárias, apresentações culturais, exposições, Feira do livro e um monólogo que contou curiosidades, dificuldades e conquistas ocorridas durante os 90 anos do IMA.

 

A 1ª Semana Literária é um projeto desenvolvido com todas as turmas do IMA, através de literaturas que foram exploradas desde o início do ano letivo com os alunos. O projeto visa desenvolver o gosto pela leitura, incentivar os educandos a buscarem novos autores, bem como promover a integração das famílias. O evento contou com a participação dos alunos, família, Irmãs, ex-alunos, colaboradores e a comunidade que puderam prestigiar uma programação bem diversificada.

 

 

1º dia – 18 de setembro

 

No dia 18 de setembro, aconteceu a Abertura da 1ª Semana Literária alusiva aos 90 anos do IMA. Durante o dia, a comunidade educativa pôde visitar as exposições de trabalhos de todos os segmentos, além de prestigiar as apresentações do projeto literário das turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental 1.

 

No período noturno, os colaboradores prestigiaram uma noite italiana, que fez referência aos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Madre Mazzarello, que iniciam a obra Salesiana na Itália. Na sequência, foi apresentado o Monólogo: “Num Piscar de Olhos... Passaram-se 90 anos”, escrito e interpretado por Sandra Vieira.

 

2º dia – 19 de setembro

 

No dia 19 de setembro, as turmas da Educação Infantil, Projeto Contraturno e 1º ano do Ensino Fundamental 1, participaram de um momento de contação de história e atividades organizado pela equipe pedagógica do Berçário Sentidos da Vida.

 

No mesmo dia, os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio apreciaram o monólogo: “Num piscar de olhos... Passaram-se 90 anos”. No período noturno, os pais do Berçário ao Ensino Fundamental 1, assistiram o monólogo, as apresentações culturais do grupo de dança e das turmas de 1º ao 5º ano e visitaram as exposições dos projetos literários.

 

3º dia – 20 de setembro

 

No dia 20 de setembro, aconteceu o último dia da Semana Literária Alusiva aos 90 anos do IMA. Durante o período matutino e vespertino os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram da Feira do Livro, momento em que puderam fazer a troca de livros com os colegas e a compra de livros novos.

 

No período noturno, aconteceu o ato solene de encerramento das festividades alusivas aos 90 anos de fundação do IMA, na ocasião, foram homenageados os ganhadores do concurso de fotografia #IMA90anos, a turma do “Terceirão” dos 90, os integrantes do Café Filosófico participantes do vídeo institucional IMA 90 anos, a aluna Isabelle Maria Ferreira Becker, que escreveu o livro “Alice, minha amiga que nunca deixará de existir”, contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2018, além de promover um momento com a ex-aluna e escritora Teca Mascarenhas que lançou seu livro: “Meu Singular é Plural”.

 

Para encerrara a noite, todos assistiram à apresentação do monólogo: “Num piscar de olhos... Passaram-se 90 anos”. Utilizando-se da linguagem dramática, Sandra Vieira, educadora e mãe de aluna do IMA, narra a história da chegada das Filhas de Maria Auxiliadora ao Distrito de Bela Aliança, hoje município de Rio do Sul. Durante a apresentação desse monólogo recheado de lembranças e sentimentos, apresenta passagens que retratam curiosidades, dificuldades e conquistas ocorridas durante os 90 anos do nosso querido Instituto Maria Auxiliadora. Na sequência, todos foram convidados a degustar um coquetel oferecido pela escola.

 

Fonte: Comunicação – IMA – Rio do Sul