eventos e notícias

Arraiás Salesianos 2018 (Parte III) É Festa!
Arraiás Salesianos 2018 (Parte III)

Os portugueses foram responsáveis por trazer as festas juninas para o Brasil durante o período colonial e, segundo a história do Brasil, os índios que habitavam nas terras brasileiras tinham costumes de realizar rituais para celebrar a agricultura na mesma época (em junho). As festas se uniram com a chegada dos jesuítas onde, na culinária, os pratos passaram a ser feitos com ingredientes típicos (nativos) vindos, na grande maioria das vezes, do milho e da mandioca.


Sem quebrar essa tradição, as instituições salesianas continuam a celebrar seus arraiás com muita animação. Confira o que aconteceu em mais algumas das festas juninas da Rede Salesiana Brasil:

 

A equipe do Centro Educacional Maria Auxiliadora - CEMA - de Brasília aproveitou o clima da Copa 2018 e juntou a animação das festividades de junho, com a agitação da Copa do mundo 2018 e fez um arraiá bem brasileiro.

 

O Arraiá do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – e Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – foi uma festa junina beneficente que contou com doações de alimentos e brinquedos. As doações foram vendidos durante toda a festa e o montante arrecadado será doado para as seguintes instituições sociais: PosCris - Podemos Ser Crianças Saudáveis (Macaé), Oratório Dom Bosco (Macaé) e Projeto Crescendo Juntos (Belford Roxo).

 

A Festa dos Aniversariantes com o tema Copa Junina do CCA Dom Bosco teve decoração verde e amarela, mas a alimentação e as brincadeiras foram juninas. A atração principal foi o bingo que contou com a participação de todos, além de muitas risadas. Houve ainda o correio elegante que trouxe belíssimas mensagens de carinho e afeto promovendo a interação entre os participantes da festa.

 

Centro Juvenil Maria Auxiliadora – CJMA – localizado na cidade de Penedo –Alagoas, realizou no seu Ginásio de Esporte, o Arraiá do Centro Juvenil. Foi uma noite com belas apresentações juninas, dentre as quais destaca-se a Dança da Fitas e a Quadrilha Junina. As crianças e adolescentes do CJMA foram prestigiadas por seus familiares, amigos e também pela comunidade em geral.

 

A tarde do dia 28 foi para lá de animada para a criançada da Educação Infantil e 1º ano do Colégio Salesiano Itajaí. Os "compadres e as comadres" chegaram numa belezura só para aproveitar a Tarde Junina. O evento contou com muitas brincadeiras, uma comilança deliciosa e, no final, um bailão onde todos se divertiram juntos.

 

Colégio São Paulo de Ascurra contou duas noites de alegria na festa de São João. Na edição de 2018, foram dois dias de muita confraternização entre famílias e amigos.
No dia 22 de junho houve o tradicional caldo de peixe (prato realizado desde as antigas e saudosas Festas de São João) e também venda de quitutes juninos, além de música ao vivo para receber as famílias que quiseram aproveitar a fria noite de inverno para um momento de partilha.
Já no sábado (23), foram muitas as atrações que movimentaram o evento. Todas as turmas realizaram suas apresentações juninas no Teatro do Colégio e, logo em seguida, no pátio, houve apresentações dos alunos das oficinas de canto, violão, baixo, teclado e bateria. Churrasco, quentão, pinhão, rapadura e muitas outras delícias juninas fizeram a alegria de quem curte uma boa festa e, ao final da noite, o sorteio da rifa e a queima da grandiosa fogueira fecharam a noite. 

 

No sábado (23), em uma linda tarde de sol, aconteceu a Festa Junina do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre. Mais de 400 pessoas passaram pela instituição para as diversas brincadeiras, apresentações, comidas típicas e muita diversão. Teve pinhão, churrasquinho, milho verde, pastel, docinhos, frutas com chocolate, cachorro-quente, pescaria, tirolesa, chute a gol, túnel do terror e muito mais.

Pela primeira vez, o colégio fez uso da ferramenta "eventos" do Facebook, do Instagram e dos "stories" para divulgação da Festa de São João. E a resposta foi muito positiva nas redes sociais, trazendo envolvimento e engajamento da comunidade escolar para com o colégio.

 

Para ver todas as fotos dos eventos, clique aqui

 

Fonte: Uma colaboração das instituições salesianas citadas