eventos e notícias

Projeto “A Incrível Máquina de Livros” agita alunos em Ribeirão Preto Em destaque
Projeto “A Incrível Máquina de Livros”

Uma novidade trazida à Ribeirão Preto encantou os alunos do Colégio Auxiliadora. Estudantes dos 1os aos 5os anos visitaram, no dia 25 de junho, “A Incrível Máquina de Livros”, instalada na Esplanada do Theatro Pedro II, no centro da cidade. O projeto, criado pela agência Infinito Cultural e incentivado pelo Ministério da Cultura, consiste em levar para diversas partes do país um veículo no qual o participante deposita uma obra literária em bom estado, aperta um botão e recebe uma outra opção de leitura, que se divide nas categorias infantil e adulto.

 

Lívia Rissi, do 1º ano, usou o próprio nome do projeto para descrever seus sentimentos. “Foi incrível”, disse. Ela conta que ganhou um livro muito legal, com adesivos, mas preferiu trocar com um amigo, que recebeu um exemplar da Pequena Sereia. A aluna também ressaltou que ficou curiosa com a forma como a máquina funciona. “Fiquei chocada. Parecia mágica. Como será que eles fazem isso? ”.

 

Para Davi Filipini, do 2º ano, a experiência rendeu não só um novo livro, mas também muita aprendizagem. “Durante o trajeto, eu conheci um pouco mais a cidade, vi como é importante respeitar o semáforo, percebi que, com a troca de livros, podemos ajudar outras pessoas e, além de tudo, descobri uma nova história”, disse o aluno, que ficou com o título “O Pequeno Bombeiro Hugo”. Ele também relacionou o equipamento com suas aulas de robótica. “A máquina tinha uns encanamentos e tudo funcionava quando apertávamos um botão, assim como alguns robôs”, concluiu.

 

Incentivo à leitura

 

Camila Bonome, orientadora Pedagógica do Auxiliadora, que acompanhou o grupo ao lado das professoras e assistentes, destacou a “magia” da proposta. “Sempre cultivamos o bom hábito da leitura em nossos alunos. Iniciativas como esta, que é diferente e bastante lúdica, nos ajudam a despertar essa prática e promovem o encantamento das crianças para com a literatura”.

 

Segundo Ricardo Martins, representante do projeto, a iniciativa é uma forma inovadora de trocar livros. “Torna-se uma brincadeira e as pessoas interagem de forma divertida”, disse. Os principais objetivos da ação são incentivar a leitura e conscientizar sobre a importância dos livros na educação e formação. Circulando por espaços públicos de dezenas de cidades brasileiras, “A Incrível Máquina de Livros” leva a diversidade do mundo literário para a maior quantidade e variedade de pessoas possíveis – e tudo gratuitamente.

 

    

 

Fonte: Comunicação e Marketing - Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto