eventos e notícias

O Dia das Mães e as instituições salesianas É Festa!
Celebração do Dia das Mães em algumas instituições Salesianas

Como diria Dom Bosco: “As mães da terra nunca abandonam os seus filhos. O mesmo faz Maria que tanto ama os seus filhos ao longo da vida; com que ternura, com que bondade não irá ela protegê-los”

 

Nesse contexto, as instituições salesianas não poderiam deixar de transmitir sua gratidão àquelas que são a expressão humana do amor de Deus no mundo através do exemplo de Maria Auxiliadora.

 

Nos dias 02, 03 e 04 de maio, no Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul, os alunos do berçário ao terceirão realizaram lindas homenagens. Com o tema “Amor de mãe, reflexo do amor perfeito de Deus, ” os alunos e educadores prepararam mensagens, vídeos e apresentações que emocionaram as mães.

 

O primeiro momento das homenagens foi marcado por uma benção do Diretor, Padre Dirceu Fernando Belotto, feita no auditório. Na saída do auditório as mães do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram surpreendidas com um lindo corredor formado por seus filhos que aplaudiram com todo carinho a saída das mamães. Após cada homenagem às mamães eram convidadas a saborear um delicioso café com seus filhos.

 

Com o tema: “Mãe, estar com você é um presente! ” As homenagens do IMA Rio do Sul fizeram memória aos momentos simples e significativos que se passam com nossas mães e que nos ensinam com muita sabedoria o valor do carinho, do serviço, do cuidado, da delicadeza entre tantos outros. Dessa forma, todas as homenagens foram iniciadas com aquela que é o maior exemplo de mãe, Maria, a mãe de Jesus. 

 

Com momentos de integração ente mães e filhos, o IMA Rio do Sul proporcionou desde momentos de oração e reflexão, passando por massagem Shantala no berçário, conduzida pela fisioterapeuta, Karla Thaise Kaestner, apresentação de homenagens feitas pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e algumas pinturas na lixa, que foram estampadas em um pano de prato e entregues como presente.

 

As mães colaboradoras não ficaram de fora da comemoração. Elas receberam uma homenagem da turma do Projeto Contraturno e desfrutaram de um café preparado pela escola.

 

A equipe do Fundamental I do Colégio Salesiano São José preparou uma programação especial. No final da tarde da última sexta-feira (11), o Ginásio Juvino Barreto esteve lotado de mães que participaram de uma missa dedicada a elas, celebrada por Padre Marcelo Manoel, diretor de Pastoral. Em seguida, elas foram homenageadas com a apresentação da música “Te desejo vida”, de Padre Fábio de Melo. Nas arquibancadas, os alunos que estavam com as fotos das suas respectivas mães, cantaram e dançaram.

 

Após a missa e apresentação, mães e filhos foram para a sala de aula para uma confraternização e entrega de lembrancinhas confeccionadas pelos próprios alunos.

 

Para celebrar o Dia das Mães, o Colégio Salesiano Dom Bosco Parnamirim preparou uma programação especial com missa, apresentações e homenagens em sala de aula.

 

A celebração eucarística foi celebrada na Capela do Colégio que ficou lotada e foi presidida por padre Robson, diretor-geral da instituição.

 

Como em anos anteriores, o Programa Bilíngue realizou uma apresentação especial onde os educandos cantaram para suas mães algumas canções em inglês, como uma forma de homenageá-las e praticarem o segundo idioma.

 

Na manhã de sábado (12), o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) preparou um passeio especial para as mães do Ensino Fundamental I. Foram reservadas três salas de cinema do UCI - Shopping Paralela para as quase 700 pessoas presentes no evento. Mães e alunos puderam aproveitar um momento de interação e assistiram ao filme "A Abelhinha Maya. " 

 

Na sexta-feira (11), os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo fizeram apresentações musicais, exaltando o amor e o carinho de mãe, além da relação entre mães e filhos. As mães ainda participaram da Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora e a diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, fez uma reflexão sobre o Dia das Mães: “É uma justa homenagem. Como Nossa Senhora Auxiliadora, mães são as auxiliadoras dos seus filhos”, ressaltou.    

  

 

Origem do Dia das Mães

 

O dia das mães é uma das datas mais celebradas no mundo todo. De acordo com o Calendarr Brasil, a comemoração mais antiga dessa data, que se tem notícia, tem origem na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses.

 

No Império Romano, depois de cristianizado, celebrava-se o Dia das Mães no 4º domingo da Quaresma, em honra à virgem Maria e à igreja-Mãe. Assim, passou-se a ser conhecido, na Inglaterra, como "Domingo das Mães. "

 

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no país. Em 1947, a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

 

Para mais fotos, clique aqui.

 

Fonte: Comunicação e Marketing Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul, IMA Rio do Sul, Colégio Salesiano São José e Colégio Salesiano Dom Bosco Parnamirim